- 11 de novembro de 2024
EDERSEN LIMA, Editor
Rio de Janeiro - Depois da degustação de 10 tipos diferentes de entrada, de pratos principais com camarão, filé e salmão e boa safra de vinho tinto, os promotores e procuradores do Ministério Público Estadual homenagearam os deputados Édio Vieira e Raul Prudente, sexta passada (23) na Casa do Mário. A conta pode ter sido paga através de "vaquinha" ou com dinheiro do orçamento do MPE que é dinheiro público arrumado junto ao contribuinte.
O rega-bofe se deu em agradecimento - sim, agradecimento - aos esforços dos dois deputados em aprovar aumento de repasses - mais dinheiro público - para o MPE. Esqueceram de convidar os demais colegas de Édio e Raul Prudente na ALE que fizeram coro para a alegria e agradecimento dos homens de preto.
Sei não. Talvez esteja vendo as coisas de forma distorcida ou antiquada. O moderno e normal é isso aí, um órgão que se constitui como fiscal da lei e da ordem, paga um jantar para aqueles que lhe deram uma força. Justamente no local onde o ser humano mais sente: no bolso.
Édio e Raul Prudente são da tropa de choque de Romero Jucá. Candidato ao governo do estado e personagem de inúmeros casos de denúncias graves de desvio de dinheiro público e outras maracutaias. Romero é marido de Teresa Jucá, a prefeita que, pra variar, também é protagonista de série de denúncias graves de desvio de dinheiro público, superfaturamento de obras e outras traquinagens. Em relação ao casal, o MPE tem sido complacente, e até visto por muitos como longe de exercer o papel de fiscal da lei e da ordem.
Pra deixar a situação num clima ainda mais noir, o procurador-chefe do MPE, Edson Damas, é chegado a bater palmas para Romero Jucá. Na sua posse no Ministério da Previdência, Damas esteve lá aplaudindo-o de pé.
Que haja harmonia entre poderes e instituições. Mas que os interesses não sejam misturados. Agradecimentos desse tipo parece ser uma novidade, novíssima. Sinal de que promotores e procuradores do MP de Roraima estão na vanguarda. Na vanguarda de como as boas relações são firmadas e agradecidas.