- 12 de novembro de 2024
FRENTE PARLAMENTAR
Foi instalada ontem no plenário da Comissão da Amazônia, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar pela Regularização Fundiária dos Estados da Amazônia. O presidente da Frente, deputado Rodolfo Pereira, disse que depois de tentativas frustradas através de reuniões e audiências com o governo federal, está confiante no agrupamento de deputados e senadores na formação de um bloco partidário que defenda interesses comuns dos estados da região.
O deputado Almir Sá destacou que a prioridade da Frente é compartilhar com demais colegas da bancada amazônida os problemas que a regularização das terras causam na produção agrícola, na geração de mão-de-obra e distribuição de renda.
"É um trabalho de formiguinha. Temos que unir pelo 100 parlamentares para aí sim, fazermos pressão com chances de vermos a questão fundiária resolvida, que nada mais é do que um direito constitucional do estado de Roraima".
A deputada Suely Campos, que também esteve no lançamento da Frente, comentou que ainda no primeiro governo de neudo Campos houve tentativas para que os estados da região, através de seus governadores, passassem a discutir assuntos comuns, "falando a mesma língua". "Porém, isso não aconteceu devido à preocupação com que os governantes depositaram na busca d soluções emergenciais para seus estados".
DIFÍCIL
Tudo bem que a frente parlamentar pela definição da questão fundiária esteja recheada de boas intenções, mas pra quem precisar de união e muita soma, ontem durante lançamento da frente menos de 20 parlamentares dos estados da Amazônia estavam presentes.
De Roraima, estiveram por lá o senador Augusto Botelho e os deputados Rodolfo Pereira, Suely Campos, Almir Sá e Alceste Madeira.
TEMERÁRIA
A deputada federal Suely Campos (PP) classificou como "temerária" a realização de festejos pela homologação da reserva Raposa Serra do Sol diante do clima tenso que paira sobre aquela região. Há descontentamento público da maioria indígena que não concorda com a reserva em área única. A festa tem apoio da Igreja Católica e de ONGs estrangeiras.
"Todos sabem que a região as Raposa Serra do Sol respira tensão e intranquilidade tanto que a Polícia Federal destacou contingente de 100 policiais federais para dar segurança à festa. Isso pode detonar o barril de pólvora criado de forma desrespeitosa e arbitrária pelo governo federal", alerta Suely.
PREJUÍZO
Trinta e cinco crianças indígenas sem aula, além de um hospital, uma igreja e um centro comunitários destruídos são o saldo dos estragos que o coordenador do Grupo Executivo do Conselho Gestor das Ações do Governo Federal em Roraima, Najib Lima, registrou na aldeia Raposa Serra do Sul, na terra indígena Raposa Serra do Sol.
"O prédio da igreja foi o mais destruído, sobraram apenas as paredes. Ele era antigo, da década de 40. O hospital queimado é gerido por uma freira e estava sendo reformado com verba da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), cerca de R$ 80 mil", informou Najib, que estava acompanhado de uma comissão italina, com uma senadora e diversos jornalistas.
CANDIDATÁVEL
O presidente do PFL, Jorge Bornhausen, se empolgou com a entrada de novos filiados no PFL macuxi e defendeu na reunião de líderes que o partido tenha candidatos majoritários em Roraima.
Quem parece que gostou da idéia foi o deputado Chico Rodrigues. "Nunca escondi esse sonho (disputar o Senado) e seipelas pesquisas que estão sendo feitas que o meu nome tem tido boa aceitação".
FESTA
A partir de sexta-feira os bandidos vão fazer a festa na cidade, isto porque foi confirmada para a data a greve dos policiais civis do estado. Hoje pela manhã, eles fizeram uma passeata, passando em frente ao Palácio do Governo, e parando na Assembléia Legislativa de Roraima, onde uma comissão dos policiais foi recebida pelo presidente em exercício, deputado Chico Guerra.
MUDANÇA
Uma fonte de dentro da Segurança Pública confirmou que o secretário de Segurança André Luis vai deixar o cargo. Ele que é delegado de Policia Federal, concursado, está prestando seu apoio e trabalho.
PIPOCA
Semana das boas essa para o governo. Na saúde, os servidores fizeram paralisação na terça-feira e prometem fazê-lo uma vez por semana até que o governo pague os salários atrasados e benefícios. A Policia Civil começa sua greve na sexta, dia 23,. Os concursados da Codesaima e Caer fizeram ontem a tarde uma manifestação em frente ao Palácio Hélio Campos. Agora se fala numa paralisação dos professores.
CAMPANHA ABERTA.
Ontem, quando a Justiça mandava retirar as 400 famílias que invadiram as terras da fazenda Auaizinho, próximas à lagoa de estabilização, no bairro Raiar do Sol, os assessores da prefeita Teresa Jucá estavam no local fazendo campanha política. Isso mesmo. A própria TV Caburai, controlada pela prefeita, foi ao local ouvir as famílias sobre a retirada. Só que o repórter não se deu conta que estava mostrando as crianças, todas menores de 10 anos, vestidas com as camisetas da Prefeitura. Camisetas amarelas, linda, linda de se ver. Será que alguma autoridade também viu?
PAPA-TUDO
O PMDB já tem: O presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente do Supremo Tribuna Federal , ministro Nelson Jobim; o vice presidente da República, José Alencar. Michel, caso emplaque outro peemedebista, este na Câmara, o partido não precisará mais de presidente da República,
E-MAIL ABERTO
De: [email protected]
Para: [email protected]
Data: 20/09/2005 17:19
Assunto: Fale Conosco
sou leitora assídua de sua coluna fontebrasil. Aqui vai uma correção: a respeito de matéria do dia 20/09. uma correção: o primeiro morador e também administrador de Alto Alegre, chama-se Pedro Costa. Ok.
SEBRAE
Um grupo de artesãos e de piscicultores de Roraima viaja no final desta semana para o Amazonas quando vão participar de uma missão técnica como forma de abertura de mercado para suas atividades.
Um total de 32 artesãos que participam dos projetos Nossa Fibra e Inkama fazem parte do grupo que vai visitar feiras de artesanato, lojas e empresas que comercializam produtos artesanais na cidade de Manaus.