00:00:00

Federal de Roraima ganha dois novos mestrados

O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira, 19, a criação de dois novos mestrados na UFRR. A UFRR tem agora o primeiro mestrado em física da região Norte e um mestrado em química.


O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira, 19, a criação de dois novos mestrados na Universidade Federal de Roraima. A UFRR tem agora o primeiro mestrado em física da região Norte e um mestrado em química. Os cursos serão oferecidos na sede, em Boa Vista. No seu conjunto, a região Norte conseguiu aprovar 13 novos cursos em 2005.
O país - O Conselho Técnico-Científico (CTC) da Capes avaliou este ano 423 projetos de instituições de todo o país. Aprovou 174, sendo 106 de mestrado, 60 de doutorado e oito de mestrado profissional, de 103 IES. O CTC aprovou o primeiro mestrado do Amapá, o que significa que hoje todos os estados possuem, pelo menos, um programa de pós-graduação.
As áreas de política industrial, tecnológica e de comércio exterior também mereceram atenção. São 58 cursos que vão fomentar a inovação tecnológica (microeletrônica, software, fármacos, bens de capital e biotecnologia) e dar suporte à formação de recursos humanos qualificados. Foram aprovados 26 cursos novos nas engenharias, 14 nas ciências biológicas, cinco em ciências da computação, dois em farmácia, seis em química, três em física e dois em matemática.
O número de projetos apresentados à Capes em 2005 cresceu 7% com relação a 2004. De 2002 a 2005, foram criados 750 novos cursos de pós-graduação no país. De 2003 até hoje, foram 580. (Ionice Lorenzoni)

Últimas Postagens