- 12 de novembro de 2024
Luiz Valério
Colaborador do Fontebrasil
[email protected]
O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador José Reinaldo (PMDB), mesmo partido do senador Romero Jucá, disse ao Fontebrasil que está fazendo um levantamento acerca do uso das diárias recebidas pela prefeita Teresa Jucá (PPS), no valor de R$ 600 para subsidiar suas idas a Brasília, cidade onde tem casa própria e carros à sua disposição. O vereador entende que uma vez que a prefeita de Boa Vista tem residência fixa no Distrito Federal ela deveria abrir mão das diárias para hospedagem.
"A Câmara está fazendo um levantamento dessas diárias e se identificarmos alguma irregularidade no seu uso, adotaremos uma medida", adiantou José Reinaldo. O parlamentar observou, como presidente da Câmara, que a prefeita tem passado mais tempo fora de Boa Vista do que no município. Segundo ele, a maioria dos documentos encaminhados à Câmara de Vereadores vai assinada pelo vice-prefeito Iradilson Sampaio. "Isso é uma demonstração de que ela passa mais tempo em Brasília do que aqui", ressaltou.
Outros vereadores procurados pelo Fonte se mostraram mais cautelosos ao tratar sobre o assunto. Para Paulo Marchioro, o Paulinho (PPS), as diárias concedidas a Teresa Jucá estão amparadas por lei e é difícil contestar o benefício. "Talvez não fosse necessário, mas está na lei", argumentou. Paulinho chama a atenção, no entanto, para o fato de que quando a prefeita viaja, o Município paga uma bonificação ao vice-prefeito para que desempenhe a função na ausência da titular, a exemplo do que acontece na Câmara de Vereadores.
Com os olhos voltados para as eleições do próximo ano, quando pretende disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa, George Melo (sem partido) prefere não entrar na polêmica. Mas ele não deixa de emitir a sua opinião ainda que de forma genérica: "de uma forma geral, quando se trata dessa questão de diárias, o negócio vira uma verdadeira festa". Outrora opositor de Teresa Jucá, o vereador diz hoje adotar uma posição de independência na Casa.
" Avalio com tristeza em ver a prefeita, que é uma mulher rica, tem casa em Brasília, não precisa das diárias para bancar seu alimentação e hospedagem, usufruir do dinheiro público dessa forma", comentou o vereador Ivo Som.
DOMICÍLIO - Quando está fora do poder, é em Brasília que Teresa Jucá passa maior parte do tempo. Outra cidade é Recife, onde tem uma loja num shopping da família do marido Romero Jucá; e em São Paulo, onde vive a sua família. Nos últimos seis meses, Teresa esteve em Brasília 14 vezes.
OUTRO LADO - A assessora de imprensa da Prefeitura, Ana Campos, disse apenas que não teria nada a declarar ao Fontebrasil.
NOTA DO EDITOR - A contratação de Ana Campos pela Prefeitura de Boa Vista se deu por dois motivos: A confiança de Teresa Jucá pelo seu trabalho. E a falta, na visão da prefeita, de profissionais em Roraima com o mesmo gabarito que Ana Campos.
Lamentavelmente, apesar de ser de cidade grande, de ter militado - espera-se - na grande imprensa, Ana Campos confunde o profissional com o pessoal, típico de cidadezinhas provincianas, atrasadas, coisa que Teresa abomina. Ao não responder à reportagem do Fontebrasil, Ana Campos, na verdade, deixa é de responder aos leitores do site.