- 12 de novembro de 2024
A secretária Eugênia Glaucy expôs imagens de vídeo relatando a situação em que recebeu o sistema de Saúde do Estado. Disse que as condições do Pronto Socorro Francisco Elesbão, do Hospital Geral de Roraima, do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth e do Coronel Mota eram as piores possíveis. As filmagens mostravam problemas como o sucateamento dos equipamentos, as precárias instalações dessas casas de saúde, e a falta de cuidado com higienização, com a farmácia, a acomodação do lixo hospitalar.
"Essa situação vem se arrastando nos últimos dez anos", disse a secretária. Ela afirmou que foi feita a ampliação do Hospital Geral em 32 leitos e ainda a aquisição de novos equipamentos para o centro cirúrgico da maternidade e do HGR, inclusive um centro de diagnóstico por imagem. "Poucos Estados na região têm esse equipamento", registrou a secretária. Ela afirmou ter assumido a pasta "pensando em reconstruir".
Sobre a questão das autorizações para Tratamento Fora de Domicílio, a secretária afirmou que não houve a suspensão das TFDs. Ela disse que se trata de uma ação que não depende somente do governo, mas de um complexo sistema de marcação de consultas. "O paciente só sai daqui se estiver com a consulta marcada no local onde vai ser atendido". E completou: "nós não passamos 30 dias sem enviar pacientes para TFD". (L.V.)