00:00:00

ESPECIAL - 5 coisas que você não sabia sobre... Veneza


[por Deborah Giannini] Folha de S. Paulo

1. O balneário de Lido, onde acontece o Festival de Cinema dia 31, era considerado o mais elegante da Europa no início do século 20. O hotel Excelsior, erguido no local em 1907, era o maior do mundo.

2. O leão alado espalhado pela cidade, que inspirou a estatueta do Festival de Cinema, representa são Marcos, patrono da cidade. Com duas patas no mar e duas na terra, o animal simboliza a geografia de Veneza.

3. A cidade foi construída sobre 118 ilhas interligadas por mais de 400 pontes. Naturalmente alagada, suas inundações aumentam a cada ano. No início do século 20, a praça de são Marcos inundava dez vezes por ano. Nos anos 80, 40 vezes por inverno. Hoje, cerca de 60 no mesmo período.

4. Peggy Guggenheim, milionária norte-americana, mudou-se para Veneza em 1947 e ali viveu até a morte, em 1979, quando seu palácio cheio de obras de arte virou museu. Foi proprietária da última gôndola particular.

5. O compositor Antonio Vivaldi (1678-1741), nativo de Veneza, passou muitas tardes ministrando aulas de música para as órfãs do Ospedale della Pietá, mantido pela igreja Santa Maria della Pietá. Hoje, no mesmo local, são promovidos concertos com suas obras.

Últimas Postagens