00:00:00

A Secretaria do Índio implementará projetos de desenvolvimento na RSS

A Secretaria de Estado do Índio-SEI com a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima-SODIUR implementará Projeto de Etno Desenvolvimento às Comunidades Indígenas Napoleão, Ticoça, Raposa, Flexal, Juazeiro, Táxi II, Camararem, São Jorge, Maracanã e Contão, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.


 

 

A Secretaria de Estado do Índio-SEI com a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima-SODIUR implementará Projeto de Etno Desenvolvimento às Comunidades Indígenas Napoleão, Ticoça, Raposa, Flexal, Juazeiro, Táxi II, Camararem, São Jorge, Maracanã e Contão, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

 

Os secretários e diretores dos departamentos da SEI,  com representantes indígenas da Sodiur  estiveram reunidos, nesta semana, com  Slowachi de Assis, coordenador do Grupo Técnico da Funai, para discutir o Programa de Etnodesenvolvimento da Raposa Serra do Sol. O objetivo do programa é atender as reivindicações das comunidades, através de projetos autosustentáveis, tais como: criação de peixes, viveiros de mudas, canalização de água, atividades agrícolas, proporcionando alternativas de melhoria da qualidade de vida dos indígenas, na terra indígena.

 

A Fundação Nacional do Índio - Funai firmará um convênio com o governo do Estado de Roraima, por meio da SEI e Sodiur para acompanhamento e fiscalização do projeto. Segundo Slowacki, a Funai aguarda a finalização, assinaturas do convênio e liberação do crédito orçamentário e financeiro para a Secretaria do Índio dar início à execução do projeto.

 

O Programa de Etnodesenvolvimento da Raposa Serra do Sol corresponde a quatro projetos intitulados: Culturas Anuais-mandioca, feijão e milho, Implantação de Psicultura, Implantação de Viveiros de Mudas Frutíferas e Canalização de água. As ações previstas para implementar os projetos são: reuniões para esclarecimento da contrapartida da comunidade nas etapas do projeto como plantio, capina e colheita; apoio logístico aos técnicos das instituições envolvidas; acompanhamento técnico dos cultivos; manutenção das atividades e assessoria à comercialização do excedente.

 

A Secretaria de Estado do Índio desde a elaboração do programa, além da Funai e Sodiur, tem trabalhado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento - SEAAB, para atender os anseios das comunidades situadas na região Raposa Serra do Sol. Faz parte do programa a aquisição de um veículo, tratores e implementos agricolas que será repassado no final do trabalho á Sodiur para articular o desenvolvimento do projeto e, segundo o Grupo Técnico, na responsabilidade da organização indígena.

 

Adriano do Nascimento, secretário da SEI, presente na reunião, manifestou sua apreensão diante da demora do cumprimento do Governo Federal na agilização dos projetos em saúde, educação, autosustentabilidade, transporte, como prometeu após a homologação Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Falou que os indígenas estão dispostos a gerenciar os projetos com responsabilidade, preocupados com a fome, com o êxodo dos indígenas para cidade e o aumento de mortes ocasionado pelo uso de caronas nas estradas.

 

O Grupo Técnico foi formado pelo presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, para assessorar as organizações indígenas na elaboração de projetos que visem o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas e para articulação com órgãos governamentais de interesse das comunidades indígenas, possibilitando o acesso às políticas públicas do governo federal aos Povos Indígenas que habitam a terra Indígena Raposa Serra do Sol.

 

A Secretaria de Estado do Índio, tem distribuído mudas de açaí, mamão, acerola, jambo, tamarino, maracujá entre outras, às comunidades indígenas do estado. O Departamento de Apoio à Produção Indígena da Secretaria estabeleceu um programa de incentivo ao plantio nas comunidades, em parceria com a EMBRAPA, Universidade, Funai e outros. Segundo a diretora do departamento Iara Barbosa, as mudas são distribuídas após o contato com a comunidade: conversa com o tuxaua, estabelecimento das condições e disposição de plantio. As mudas são registradas para se manter o acompanhamento do desenvolvimento das plantas até à colheita.

Últimas Postagens