- 12 de novembro de 2024
O senador Mozarildo Cavalcanti registrou em Plenário, nesta quinta-feira (18) artigo intitulado "A verdadeira história de Papillon", publicado na revista Isto é desta semana. De acordo com a revista, Papillon, o lendário fugitivo francês que conseguiu escapar da prisão da Ilha do Diabo, na Guiana Francesa, seria Reneé Belbenoit e não Henry Charièrre, autor do livro Papillon.
O livro inspirou um famoso filme homônimo, no qual o herói morre nos Estados Unidos. A revista acrescenta que, muito tempo depois, um jornalista de Roraima descobriu que Papillon viveu no Brasil, mais especificamente em Roraima, em 1940. Segundo o fotógrafo e escritor Platão Arantes, ele teria morrido, em 1978, aos 78 anos, na Vila do Surumú, em Roraima.
Mozarildo afirmou que a comprovação foi possível graças ao "trabalho obstinado" de Platão e também da Polícia Federal, que mostrou quem era o verdadeiro Papillon. O senador disse que, ao relatar essa história, queria chamar a atenção para um fato importante da história do Brasil e de Roraima, roubada, "de modo fragoroso", pelos poderosos.
Clique no link abaixo e escute o discurso que Mozarildo fez sobre "Papillon" e as investigações do fotógrafo Platão Arantes
http://www.senado.gov.br/radio/download.asp?nomArquivo=0818mc.mp3