00:00:00

R$ 1,1 BILHÃO - Liberação de emndas divide opiniões de parlamentares

Para uns deputados o governo ao vai liberar nada. Para outros, Roraima levará dinheiro de emendas tanto individual como de bancada. A bancada de Roraima não tem discurso único sobre os milhões que o governo federal afirma que liberará.


Por Marlen Lima

Brasília - O R$ 1,1 bilhão que o governo federal anunciou que irá desembolsar em emendas está dividindo opiniões de parlamentares federais. Para uns deputados o governo ao vai liberar nada. Para outros, Roraima levará dinheiro de emendas tanto individual como de bancada. A bancada de Roraima não tem discurso único sobre os milhões que o governo federal afirma que liberará.

Parte do que se sabe, através dos próprios deputados, é que o governo federal vai liberar emendas ligadas só a três ministérios - Educação, Saúde e Ação Social. E mais, que nada virá como emenda parlamentar individual. Já uma outra vertente de parlamentares assegura que a história não é bem assim e que emendas individuais serão liberadas.

Para o deputado Luciano Castro (PL), o governo federal está empurrando com a barriga os parlamentares. Ou seja, tudo parece balela em relação à liberação de verbas. Segundo ele não tem nada de efetivado nesse sentido e que em conversa com o coordenador político, Jacques Wagner, "não tem nada para Roraima e para ninguém. Não chegou nada nos ministérios". Ainda assim, Castro espera que, caso aja liberação de emendas, Roraima possa ser beneficiado com algo em torno de 12 milhões de reais.

Ao ser indagado quanto o Norte poderia receber dessas emendas, Jacques Wagner não sou precisar um valor, sequer. Quem informa é a deputada Maria Helena Veronese (PPS) que fez a pergunta. "O que ele sempre disse é que seria liberada verba para os três ministérios, e não emenda individual para parlamentares. Isso é coisa da imprensa".

Porém, a deputada Suely Campos (PP) informa que a liderança do seu partido lhe solicitou que encaminhasse a lista, "das minhas emendas individual, bem como de bancada. E o que nós esperamos é que isso realmente seja liberado".

A parlamentar do PP diz ainda que o governo federal, "não pode esquecer que temos compromissos com a sociedade e precisamos da liberação dessas emendas, que parte é de resto a pagar do ano passado, e mais, é preciso que o Planalto tenha mais respeito com o Congresso, pois não tem como deixar de ver que esse dinheiro todo liberado não seja por conta do momento em que vivemos", desabafa Suely.

Outro deputado que nos revela que tem emenda individual, "e até de bancada deve ser liberada nesses ministérios (citados acima). Mas acredito que outros ministérios serão atendidos, como no caso de Transportes", diz Pastor Frankembergen.

E o deputado evangélico vai mais além quando informa que é possível que Roraima consiga algo em torno de três a quatro milhões de reais, número mais abaixo dado pelo deputado Luciano Castro, que se mostrou mais otimista.

- Estado e municípios serão atendidos e esperamos que isso aconteça logo, apesar de achar que o montante de verba anunciada é muito pouco para atender emendas parlamentares individuais e de bancada", ressalta Pastor. 

Últimas Postagens