- 12 de novembro de 2024
Luís Valério
Colaborador do Fontebrasil
Ao que parece, começou mais uma fase de degola na equipe do governador Ottomar Pinto (PTB). Como reflexo dessa dança das cadeiras, que tem se repetido periodicamente desde que o velho brigadeiro assumiu o Governo do Estado, deve assumir ainda hoje a Secretaria de Educação o professor Adjalmo Moreira Abade, em substituição à professora Ilma Xaud, exonerada na tarde de ontem. Por volta do meio dia de hoje Ottomar esteve reunido com Adjalmo Abade, segundo informou fontes do governo.
A explicação para a exoneração de Ilma Xaud é que ela irá assumir a coordenação da campanha à reeleição de Ottomar Pinto. Ela teria sido indicada de forma antecipada. No entanto, fontes do governo afirmam que a pressão para a exoneração da ex-secretária já vinha ocorrendo há algum tempo, principalmente vinda do interior. A incapacidade de dar uma explicação plausível para o fechamento de 171 escolas em todo o Estado teria contribuído para a antecipação da saída de Ilma Xaud.
Apesar da Assessoria de Comunicação do governo não confirmar os comentários, outras mudanças na equipe podem acontecer nas próximas horas. Durante o anúncio da saída de Ilma Xaud da Educação, falou-se nos corredores do Palácio Senador Hélio Campos que o atual diretor do Detran, coronel Jerson Chagas, poderá deixar o cargo por solicitação do governador. Estaria cotado para assumir a vaga o irmão de Ottomar Pinto, major Ecildon de Sousa Pinto, que já ocupa uma diretoria na autarquia.
Há ainda uma outra possível alteração. O coordenador de Comunicação Rui Figueiredo poderá ter que dividir a pasta com a esposa do sub-procurador geral do Estado, João Félix Santana (sobrinho de Ottomar). Ela cuidaria da área de marketing, enquanto Rui ficaria responsável apenas pelo setor de Jornalismo. A confirmação para essas cogitações deve sair nas próximas horas.