00:00:00

CODESAIMA - Titonho diz que o gestor público tem que ser impessoal

O deputado Titonho Beserra (PT) disse que o gestor público tem que ser impessoal. Ele se referiu ao fato do presidente da Codesaima, Elton da Luz Ronhelt não ter encaminhado documentos solicitados há dois meses pelos parlamentares que integram a Comissão Especial constituída para analisar a extinção da empresa.


No entender do deputado estadual Titonho Beserra (PT) o gestor público tem que ser impessoal. Ele se referiu ao fato do presidente da Codesaima, Elton da Luz Ronhelt não ter encaminhado documentos solicitados há dois meses pelos parlamentares que integram a Comissão Especial constituída para analisar a extinção da empresa.

Integram a Comissão Especial da Assembléia, os deputados Edio Lopes (PMDB), Titonho Beserra (PT) e Raul Prudente de Morais (PSDB). O presidente é o parlamentar Célio Wanderley (PSL).

Ao ser abordado se o presidente da Codesaima estaria fazendo uma retaliação pelo fato de não ter de imediato seu nome aprovado pelos deputados, ao não enviar os documentos e tentar impedir a entrada dos parlamentares na empresa para colher dados sobre a Codesaima, o deputado Titonho afirmou que este tipo de atitude é muito comum da parte de Elton Ronhelt.

De acordo com o petista os deputados estão preocupados com a possível extinção da Codesaima. Só que os parlamentares não aceitam o fato de que a empresa tenha que ser fechada de forma simples. Lá tem servidores, lá tem um patrimônio e isto implica numa questão social muito séria.

No entender do deputado Titonho tem coisas que não foram bem esclarecidas para a sociedade, e acredito que eles não estão querendo esclarecer e este na verdade é o maior receio.

Não teme

"Tem aquele velho ditado, quem não deve, não teme. Então se o presidente Elton Ronhelt está se recusando e não pretende que os deputados tenham acesso as informações é porque alguma coisa de errado existe na Codesaima. Se tudo está tranqüilo na empresa, não tem porque o presidente querer impedir a entrada dos parlamentares na Codesaima", ressaltou o petista.

Os membros da Comissão Especial que analisam a extinção da Codesaima, vão aguardar até esta sexta-feira (12/08), o envio dos documentos que solicitaram e caso eles não recebam todas as informações, os parlamentares irão se deslocar até a empresa na próxima segunda-feira com o objetivo de colher todos os dados a respeito da Codesaima.

"Lamentamos este tipo de atitude por parte do presidente Elton Ronhelt, e na realidade isto se trata de um desserviço a democracia. Acho que esse povo tem que passar por uma reciclagem para começar a respeitar as instituições, e saber que o período da ditadura já passou. Se formos impedidos de pegar as informações, vamos buscar todos os recursos necessários e se for necessário entraremos com uma ação na Justiça", acrescentou o deputado Titonho Beserra.

Líder

Por sua vez a líder do governo na ALE, deputada Marília Pinto (PSDB), ao ser abordada sobre o assunto esta adiantou que em reunião com os parlamentares Chico Guerra (PL) e Célio Wanderley (PSL) e o presidente da Codesaima, Elton Ronhelt e ficou decidido que até hoje ficou de repassar algumas informações. A demora do envio dos documentos, segundo a deputada, se deve ao fato de que o presidente da Codesaima ter assumido a empresa recentemente.

No entender da parlamentar, não teve nenhuma negativa do presidente da empresa em repassar as informações. Para ela o que aconteceu é que os membros da Comissão Especial exigiram de uma sala no interior da Codesaima, para que os trabalhos pudessem ser realizados. Esta exigência não caberia a uma Comissão Especial, já que não se trata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI.

Últimas Postagens