00:00:00

Começou a campanha eleitoral - Por Luiz Valério*

Numa fala bastante clara, o secretário de comunicação deixou patente a sua preocupação com o esforço que toda a equipe tem que fazer para reeleger o governador Ottomar Pinto no próximo ano.


Na sexta-feira passada, 22, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de Roraima, comandada pelo jornalista Rui Figueiredo, realizou um seminário de marketing voltado para todos os servidores da pasta. Estive na reunião como um convidado informal. E assim exerci o meu papel de jornalista político, tirando do que ouvi as declarações e observações que a mim me pareceram interessantes para uma matéria política. Esta que escrevo agora.

Logo na abertura do evento, feita, como manda a praxe, pelo próprio Rui, ele externou seu descontentamento com a falta de estrutura que impede os profissionais sob seu comando de realizarem um trabalho melhor. Mas a preocupação de Rui parece não ser apenas essa.

Numa fala bastante clara, o secretário de comunicação deixou patente a sua preocupação com o esforço que toda a equipe tem que fazer para reeleger o governador Ottomar Pinto no próximo ano.

Disse Rui Figueiredo: "o sucesso do governo está diretamente ligado à capacidade do trabalho feito pela Comunicação. A Coordenadoria de Comunicação vai contribuir para a reeleição do governante". E convocou os seus comandados a vestirem a camisa do governo, leia-se do governador Ottomar. Levando-se em consideração a forma de fazer política no Brasil, mais especificamente em Roraima, nada mais natural que o comandante da equipe de comunicação do governo esteja preocupado em garantir seu emprego por mais quatro anos. Principalmente quando o jogo sucessório já começou e tem um pré-candidato do naipe e experiência política de Romero Jucá se apresentando para a disputa.

Mas além de convocar seus "soldados" comunicadores e marketeiros a vestir a camisa do governo, Rui disse que não adianta que a anterior coordenadoria de Comunicação, ter hoje status de secretaria sem que haja condições de trabalho. Foi da boca de Rui que saiu outra declaração que considero interessante. Falando sobre a autonomia e autoridade dificultada pela falta de estrutura com a qual vivem às voltas, o secretário de Comunicação disse, enfático: "a secretaria de comunicação tem uma estrutura virtual. Os diretores do Deplaf (Departamento de Planejamento e Finanças), da (Secretaria de Comunicação) e da Rádio Roraima, na verdade não são diretores de nada. São diretores apenas virtuais devido à falta de estrutura". Essa é bem a cara do governo Ottomar Pinto que prometeu sanar todas as mazelas que disse ter encontrado no governo, mas ainda não mostrou direito a que veio.

Por isso, faz sentido que o secretário de Comunicação esteja pedindo empenho da equipe para "vestir a camisa do governo". Será preciso muito jogo de cintura e maquiagem marketeira para mostrar uma boa imagem do governo. Para isso estão sendo contratadas, inclusive, empresas de Manaus para auxiliar nessa difícil tarefa.

 

(*) Jornalista e professor; E-mail: [email protected] Blog: www.bemdito.zip.net

Últimas Postagens