- 12 de novembro de 2024
Conforme dados expedidos pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria da Saúde do Estado, houve uma diminuição nos casos de dengue, desde o início dos trabalhos no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O relatório do mês de junho informou que foram confirmados,
Em virtude do período chuvoso, a tendência é que os casos da doença diminuam, pois com as constantes chuvas a água é sempre corrente, dificultando a eclosão das larvas do Aedes aegypti, com isso diminui o próprio mosquito.
O combate ao dengue vem sendo feito de forma constante, porém, no início de julho o Estado através da Defesa Civil iniciou uma campanha em parceria com a Prefeitura onde, além dos agentes de saúde, trabalham bombeiros, policiais militares e o Exército Brasileiro.
Municípios
A Defesa Civil intensificou nesta semana o trabalho de campo no município de Pacaraima, para evitar que as larvas do mosquito Aedes aegypti se transformem em insetos adultos.
Nessa ação está sendo empregado um efetivo de 54 profissionais entre bombeiros, policiais militares, militares do exército e agentes municipais. A intenção é visitar 1.500 imóveis em três dias. Entre as medidas estão o trabalho de pulverização nas áreas críticas, o controle da larva do mosquito com inseticida biológico e ações educativas de casa em casa, junto à população.
A expectativa é conter o avanço da doença e que, nos próximos dias, haja uma diminuição do número de pessoas que procuram atendimento hospitalar.