- 12 de novembro de 2024
Edersen Lima, Editor
SE ATÉ BOI VOA...
Como diria Ottomar Pinto: "Em política, tudo é possível, até boi voar". Então, não será novidade nenhuma se no ano que vem, o casal Romero e Teresa Jucá disputar a eleição para o governo do estado e Senado, respectivamente, numa primeira etapa de um plano audacioso e de execução muito mais fácil do que ver qualquer quadrúpede fazendo pirueta no céu.
O audacioso plano passaria é claro por outras etapas como, primeiro, eleger o casal. Depois, manter agrupado o vice prefeito Iradilson Sampaio que substituiria a atual prefeita até que, num gesto de total desprendimento com o poder, apoiaria o seu retorno ao Palácio 9 de Julho, em 2008. Já pensou, amigo leitor, Romero no governo e Teresa na Prefeitura, juntos?
A legislação eleitoral proíbe que parentes diretos e de segundo grau de governadores, por exemplo, disputem cargos nas esferas municipal, estadual e federal. Mas não prevê nada sobre uma senadora, por exemplo, apesar de ser mulher do governador, disputar uma eleição municipal já que ela como parlamentar federal estaria concorrendo a cargo de esfera inferior. Isso não consta nem como proibido nem como permitido na Justiça Eleitoral. E o que não é lei não pode ser condenado.
É claro que tudo é a mais pura especulação. Ocorre que toda realidade antes de se tornar realidade pode ser especulada. E como em política até boi voa...
MUI AMIGOS
Mas, e se Ottomar e Romero se acertam incluindo na campanha de reeleição ao governo a candidatura de Teresa para o Senado? Ottomar Pinto teria em Brasília dois senadores amigos e influentes trabalhando com afinco diuturnamente pelo melhor de sua administração, não é secretária Marluce?
SER OU NÃO SER
Vítima do dilema de Hamlet. O ministro Romero Jucá reuniu a alta cúpula do seu grupo político, formado pela mulher Teresa, o vice prefeito Iradilson Sampaio e o deputado Édio Vieira, para tomar a decisão de ser ou não ser candidato à sucessão de Ottomar Pinto.
Alguém acredita que Romero Jucá irá acatar o que Teresa, Iradilson e Édio pensam sobre sucessão governamental?
Na verdade, Romero apenas relatou o que já tinha em mente, numa espécie de "furo" de notícia para a alta cúpula do seu grupo.
GOSTARIA
Uma possível candidatura de Romero Jucá ao governo, seria tudo o que Édio Vieira gostaria. Teria um palanque mais apropriado do que um dividindo espaço com o desafeto histórico Ottomar, caso houvesse o reedição da coligação de 2002.
NÃO GOSTARIA
Já o vice Iradilson Sampaio não iria gostar nenhum pouco de ver a prefeita renunciando o cargo para se candidatar ao Senado, não é?
DIVIDIDA
Pelo sim, pelo não, Teresa Jucá tem dividido seu tempo um pouco em Boa Vista, um pouquinho mais pelo interior do estado e é claro em Brasília, que ninguém é de ferro.
FRONTEIRA ABERTA
A partir de dezembro o tráfego na fronteira Brasil/Venezuela, em Pacaraima, será ininterrupto. A informação é do deputado Raul Lima que defendeu essa bandeira junto aos governos dos dois países antes e durante o encontro internacional em Santa Elena, na semana passada.
CHOQUE
Fontes do ministério das Minas e Energia acreditam que o projeto "Luz para todos" não vingue em Roraima. As condições de liberação dos recursos deram um choque em Ottomar Pinto.
PRA BOI DORMIR
O partido de Lula enfrenta uma crise sem precedentes de credibilidade. As respostas têm sido inadequadas. No site do PT, no dia 1º deste mês, José Genoino começa um artigo assim: "O Brasil está sendo assolado por uma onda de denúncias vazias e irresponsáveis". Se algo tem estado vazio ultimamente é o discurso petista, sem respostas à maioria das acusações até o momento.
ERMÍRIO OU DRÁUZIO
Na tentativa de surpreender na reforma ministerial com um nome de peso da sociedade civil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que fosse sondado o empresário Antônio Ermírio de Moraes para a pasta da Saúde.
O médico Drauzio Varella já respondeu positivamente a uma sondagem para essa pasta, diferentemente de março, quando disse que teria dificuldade em aceitar um convite formal.
X-9
Não precisou nem amarrar novamente José Genoíno numa árvore pra ele entregar o Delúbio Soares, alegando que assinou o empréstimo que o PT fez, sem ler o documento.
Em 1972, Genboíno passou 10 dias amarrado numa árvore e segundo militares, foi ele que entregou todo o esquema da guerrilha do Araguaia.
HEREDITÁRIO
Um pré-candidato a deputado se destemperou todo com um flanelinha que depois de tomar conta do seu carro e levar um "cano" comentou: "Tem pra quem puxar". Quase apanha.
PERGUNTA
O que aconteceu com os 97 candidatos aprovados no último concurso público para o Corpo de Bombeiros? Governo irá chamá-los ou não?
CURSO DE FORMAÇÃO
Professores do Instituto Superior de Educação de Rorainópolis fizeram na semana passada o Curso de Formadores, com as palestras, discussões, teatro e dinâmicas.
Durante o treinamento, eles receberam informações necessárias para o planejamento das aulas.
TREINAMENTO
Amanhã, 5, 120 policiais civis e militares receberão treinamento de capacitação ao Sistema Nacional de Informação de Segurança - Infoseg. O treinamento acontecerá no auditório do Sebrae e será ministrado pela Coordenadora Administrativa Estadual do Infoseg, Márcia Olívia Neves Esteves Martins.
DENÚNCIAS
Alô, secretária Ilma Xaud! Várias denúncias sobre não cumprimento de expedientes por parte de servidores de escolas públicas, uso privilegiado de cantinas por apadrinhados e perseguição de servidores estão enchendo caixa postal do Fontebrasil.
Umas visitinhas e reuniões nas escolas, como a Diva Lima, seria de bom tom.
PAIS E FILHOS
Aula de diminutivo:
Filho de leão? Leãozinho.
De peixe? Peixinho
De traquina? Traquininha.