- 12 de novembro de 2024
Após se reunir com o governador de Roraima Ottomar Pinto, o ministro interino de Minas e Energia Maurício Tolmasquim propôs uma maneira de levar o programa Luz para Todos ao interior do estado de Roraima. "A Eletronorte poderá fazer um empréstimo com a Eletrobrás para garantir que os recursos do programa beneficiem o estado de Roraima, assim como está acontecendo nos outros estados do Brasil", disse ele.
O dinheiro do programa destinado ao estado, cerca de R$ 23 milhões, ainda não foi usado porque a empresa de energia elétrica estadual tem dívidas com a Eletrobrás. A proposta de empréstimo é uma alternativa, segundo o ministro, caso a empresa de energia elétrica não consiga pagar a dívida e para que Roraima não fique sem os recursos do programa.
O Luz Para Todos é um programa coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, que utiliza recursos públicos e faz parcerias com as concessionárias de energia elétrica, cooperativas de eletrificação rural e governos estaduais. O programa diminui o valor de possíveis aumentos para os consumidores e faz instalações elétricas gratuitas nas moradias, que incluem um kit com três pontos de luz e duas tomadas.
Até o final do ano, 2,5 milhões de pessoas deverão ser atendidas pelo programa no Brasil. Segundo o ministro, o Luz para Todos pretende diminuir o problema de falta de energia elétrica que atinge cerca de 12 milhões de brasileiros, principalmente no campo.