- 12 de novembro de 2024
Edersen Lima, Editor
SENADOR
O chefe da Casa Civil do governo Ottomar Pinto, Luís Clerot, não tem pedido segredo sobre a pretensão de ser candidato ao Senado. Como todos sabem, Clerot, tem extensa e densa folha de serviços prestados a Roraima e merece disputar a única cadeira para o Senado disponível a partir de fevereiro de 2007. Pode?
SENADOR 2
Como Luís Clerot, o chinês Chhai Kwo Cheng, o empresário paulista Fábio Monteiro de Barros, o empresário brasiliense Wagner Canhedo, o usineiro alagoano João Lira que tentaram o Senado também prestaram relevantes serviços e investimentos no estado
PF INVADE ASSEMBLÉIA
A Polícia Federal iniciou ontem uma perícia em documentos e computadores da Assembléia Legislativa de Rondônia. Durante a manhã, 30 homens da PF ocuparam o prédio. "Há indícios da existência de folhas de pagamento paralelas, com inserção de funcionários que não prestam serviços na Assembléia e de outros que às vezes nem têm conhecimento de que constam na listagem de pagamento", disse o superintendente da PF em Rondônia, Joaquim Mesquita.
BLOCÃO
O radialista Márcio Junqueira está confiante no "blocão" que pretende forma na campanha eleitoral do ano que vem. Márcio quer formar um grupo de deputados federais e novos candidatos.
ESCAPULIDAS
Manhãs tórridas - dia sim, dia não - estão sendo vividas no Metropolitan Apart Hotel, em Brasília, e não são pelo assessor que assina o pagamento da conta.
CENSURA?
Chegou à coluna informação de que colegas jornalistas que trabalham num jornal estão proibidos de acessarem o Fontebrasil. De antemão, adiantamos que não acreditamos que em pelo século 21, um veículo de comunicação se preste ao papel de censurar funcionários o direito a outras informações. Isso seria, sem dúvida, a censura das censuras.
COISA FEIA
Teve gente que vestiu a carapuça de nota publicada neste espaço na quarta-feira, 22, e acabou assumindo que está em plena campanha contra este site.
SEGURANÇA
O deputado Raul Lima quer que as agências bancárias com funcionamento de caixas eletrônicos em período noturno, mantenham obrigatoriamente itens mínimos de segurança, como: câmeras em circuito fechado; vidros indevassáveis, quando utilizados como paredes externas e linha ou ramal telefônico para acesso à segurança.
As câmeras deverão possibilitar a identificação das pessoas localizadas dentro e fora das agências bancárias com funcionamento de caixas eletrônicos à noite.
No projeto de Raul consta que as agências deverão adequar-se às exigências desta Lei, no prazo de cento e vinte dias. O não atendimento implicará a suspensão temporária da atividade, por prazo não superior a trinta dias.
COINCIDÊNCIA
VICINAIS
O deputado estadual Francisco Nazareno do PTB apresentou algumas indicações em sessão plenária da Assembléia Legislativa do Estado (ALE), no qual solicita melhoramentos ao governo do Estado em Vicinais localizadas no município de Caracaraí.
Numa das indicações o parlamentar quer a transformação de 08 Km de Picadão em estrada, da Vicinal 01 do Travessão do Itã da BR-174; noutra ele quer a transformação de 13 Km de Picadão em estrada, da Vicinal 03 do Ita, além da recuperação de 13 Km da Vicinal do Ita.
O Basa recebeu denúncia de que dinheiro do FNO liberado para investimento em projeto de aviário serviu para comprar rotativa gráfica. Pode?
E-MAIL ABERTO
Informação é de uma funcionária da Prefeitura de Boa Vista que denuncia falta de fiscalização do Projeto Crescer: "Primeiro: um dos pré requesitos para ter direito a bolsa de estudo do Crescer é o aluno estar regularmente matriculado e freqüentando as aulas na rede regular de ensino.
"O que não vem acontecendo pois a maioria, renova a matrícula na escola e com a declaração de que estão estudando levam até a PMBV e assim "dizem" que estão indo as aulas, o que não acontece´pois novamente abandonam as aulas e continuam recebendo pelo Projeto Crescer".
"Segundo: para a PMBV o que importa é a aceitação da comunidade, a mídia e o voto. Ninguém está preocupado com o desempenho dos meninos do Crescer nas escolas. E para a maioria dos pais, realmente é o dinheiro que é importante, e os que não ajudam em casa, gastam tudo com drogas e bebidas".
JUSTIÇA MÓVEL
O Tribunal de Justiça de Roraima, por intermédio do programa Justiça Móvel continua realizando atendimentos à população nos bairros de Boa Vista, nas vilas e localidades de difícil acesso do Estado. Instituída em maio de 2001, desde então tem se destacado na prestação jurisdicional rápida e eficaz.
No período de 27 de junho a 02 de julho, a equipe da Justiça Móvel estará atendendo às comunidades de Samaúma (27/06), Apiaú (28/06), Campos Novos (29/06), Iracema (30/06) e Vila Tamandaré (01/07).
O trabalho é feito em parceria com diversas instituições, a exemplo da Secretaria de Segurança Pública
ENROLADO
O Ministério Público de Goiás está fazendo uma devassa no patrimônio da família do tesoureiro do PT, Delúbio Soares. O levantamento, iniciado esta semana é parte do inquérito que investiga suposto enriquecimento ilícito do petista. Pela frente, os promotores encontrarão um carro de luxo comprado em março por Delúbio.
Trata-se de um Toyota Corolla, ano 2005/2005, modelo top de linha, que nas concessionárias de Brasília é vendido a R$ 79 mil. Pesquisa feita pelo GLOBO no Detran de Goiás revela que o carro não foi financiado. O veículo foi comprado em 31 de março deste ano na concessionária Saga Motors, no Setor Bueno, em Goiânia.
ENROLADO 2
No dia seguinte, o carro foi registrado no Detran, em nome de Delúbio Soares de Castro. O Corolla prata, modelo SEG18VVTI, é o mais caro da linha. Tem computador de bordo, piloto automático, bancos de couro e toca-CD para seis discos. O carro, de motor 1.8 e 16 válvulas, possui ainda um sistema inteligente destinado a economizar gasolina.
Nas últimas semanas, o Corolla de Delúbio, coberto por uma capa, podia ser visto na garagem da modesta casa da irmã do petista, no Setor Coimbra de Goiânia. Delúbio foi procurado pelo GLOBO, mas não retornou a ligação.
SEM DAR AULAS
A investigação foi iniciada a partir da constatação de que Delúbio vinha recebendo salário de professor da rede estadual de ensino mesmo estando afastado das salas de aula há mais de dez anos.