- 12 de novembro de 2024
Na quinta-feira, dia 16 passado, em Boa Vista aconteceu uma reunião do Conselho Municipal de Saúde de Boa Vista, para discutir os problemas da gestão municipal e no Programa de Saúde da Família (PSF) e o novo secretário municipal de Saúde, Mário Capriglione,
Não compareceu.Os membros não gostaram e através do presidente em exercício, Jorge Luis Cordeiro Dias, chegou inclusive a publicar na mídia local, uma moção de repúdio contra o secretário municipal, acusando-o de omissão quanto a uma série de denúncias relacionadas à saúde municipal.
Segundo o presidente, as reclamações maiores são a falta de remédios e atendimento ao público.
Mais isso não acontece apenas nas unidades de saúde do Município. A Saúde do Estado está na UTI, faz tempo, sem previsões de melhoras. Hoje quem procura atendimento médico no Pronto Socorro Francisco Elesbão e até no Hospital Geral tem que enfrentar filas quilométricas na porta das unidades de saúde . O atendimento antes de entrar para receber cuidados médicos e péssima e quanto a pessoa é atendido, falta remédio, desde os mais simples.
Nesse período de chuvas que estamos vivendo, a situação dos hospitais está um caos. Muitas pessoas doentes, principalmente as crianças.
Várias viroses tem aparecido nos últimos meses, e tomado conta da cidade , como o aumento de casos de diarréia . Além da diarréia, a hepatite do tipo A está sendo identificada com freqüência. Já foram identificados dois municípios com o maior número de casos registrados , Boa Vista e Cantá, que fica próximo e traz os doentes para Boa Vista. Com isso, aumenta o número de pessoas nos hospitais .
Desde janeiro até junho, somente em Boa Vista, foram notificados 1.707 casos suspeitos de dengue, e uma média de 30% dessas notificações já foram confirmadas.
Ano passado, 2003, o número foi maior, 6.670 notificações, reduzindo no ano de 2004 para 1.746 casos. Este ano, somente o primeiro semestre corresponde a um aumento de 200%.
Os bairros com o maior número de casos confirmados foram: Caranã (128), Senador Hélio Campos (112), Silvio Botelho (87), Pintolândia (80), Santa Tereza (72), Buritis (66), Asa Branca (63), Cauamé (63) e Santa Luzia (55).
No Departamento de Epidemiologia do Estado, mais de 1,2 mil pessoas, em Boa Vista, foram afetadas pela doença no período de janeiro a 13 de junho deste ano.
Este ano, a saúde está tão ruim que, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) chegou a registrar 10 casos suspeitos de meningite e cinco deles foram confirmados, sendo que dos cinco pacientes, três estavam com meningite, sendo duas com meningoccemia e uma com meningocócica (causadas por bactéria). Recentemente uma criança de 7 anos morreu em conseqüência da meningoccemia.