- 12 de novembro de 2024
ROSE ANE SILVEIRA
da Folha de S. Paulo
O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) confirmou nesta terça-feira, em depoimento ao Conselho de Ética, que a deputada licenciada Raquel Teixeira (PSDB-GO) recebeu proposta em dinheiro para deixar o PSDB e se filiar ao PL. Segundo Leréia Raquel teria contado que recebeu uma proposta de dinheiro do deputado Sandro Mabel (PL-GO) para apoiar o governo. O tucano disse que a deputada não confirmou valores que teriam sido propostos por Mabel.
Desta forma, o deputado admitiu já saber há algum tempo da existência do esquema de pagamento de mesada aos parlamentares da base aliada em troca de apoio político --o "mensalão".
Na semana passada, em depoimento aos deputados, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) informou que soube por Leréia que o Mabel teria oferecido R$ 1 milhão além de uma mesada de R$ 30 mil para que a deputada trocasse de sigla.
Leréia disse ainda que conversou com Mabel, que 'negou veementemente" a história.' O deputado tucano também confirmou estar ciente de que o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) conversou como presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o esquema do "mensalão".
De acordo com Leréia, Perillo, alertou pessoalmente o presidente Lula em encontro ocorrido em 2004, no município de Rio Verde (GO).
O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), confirmou que a deputada Raquel Teixeira será uma das próximas testemunhas a depor perante o Conselho.
O governador Marconi Perillo vai ser convidado a depor a pedido de Roberto Jefferson. As datas dos depoimentos ainda não foram confirmadas.