- 12 de novembro de 2024
As Associações Comerciais de Roraima e a Receita Federal se reúnem amanhã, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Roraima (Acir), para discutir débitos dos empresários com o fisco.
O volume total de recursos decorrentes da inadimplência dos empresários do comércio junto à delegacia da Receita Federal em Roraima ainda não foi processado.
Consta nos cadastros da Receita que débitos compreendidos no intervalo entre R$ 10 mil e R$ 600 mil, por exemplo, representam 220 contribuintes pessoa jurídica.
O delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, disse que o objetivo é criar uma parceria para que os associados da ACIR possam liquidar suas dívidas de forma ágil, por um atendimento especial.
A Receita quer fazer o resgate dos tributos ainda na via administrativa para evitar que esses débitos sejam enviados à Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN) para inscrição na dívida ativa e execução.
"Além disso, quando essas dívidas saem da administração da Receita e são remetidas para a Procuradoria da Fazenda Nacional são oneradas de imediato em 20%", afirma o delegado.
Omar disse que a Receita pretende dar mais condições de pagamento para os associados quitarem suas dívidas, evitando o acréscimo de ônus no montante de recursos.
O parcelamento da dívida é uma das alternativas de pagamento que será dada pela delegacia da Receita Federal em Roraima para os empresários regularizarem as pendências.