00:00:00

INVASÃO AMERICANA - Deputado exige uma posição do governo

Da Tribuna da Câmara, o deputado Pastor Frankemberg (PTB) fez um duro comunicado ao governo, quando exigiu providências ao que ele chamou de mais um absurdo que acontece com a Amazônia, em especial com o seu Estado. O parlamentar solicitou ao Ministério das Relações Exteriores uma posição firme contra a invasão do espaço aéreo brasileiro, por um avião da força aérea dos Estados Unidos. O fato já foi alvo de um outro discurso, "que fiz ainda no final de 2004".


Da Redação

Da Tribuna da Câmara, o deputado Pastor Frankemberg (PTB) fez um duro comunicado ao governo, quando exigiu providências ao que ele chamou de mais um absurdo que acontece com a Amazônia, em especial com o seu Estado.

O parlamentar solicitou ao Ministério das Relações Exteriores uma posição firme contra a invasão do espaço aéreo brasileiro, por um avião da força aérea dos Estados Unidos. O fato já foi alvo de um outro discurso, "que fiz ainda no final de 2004".

Segundo o Pastor, o fato ocorreu em outubro passado, quando aconteceu a invasão aérea do espaço geográfico brasileiro, bem em cima de áreas de riquezas minerais, que hoje em sua maioria está em terras indígenas. "E eu alertei que a aeronave americana e era dotada de equipamento para mapeamento geológico", disse o deputado.

Na visão do parlamentar, a intenção do vôo era verificar as riquezas naturais na Região Amazônica, em especial de Roraima. Frankemberg registrou sua indignação com o ataque à soberania nacional e destacou que a tentativa de enganar os radares brasileiros foi clara, porque o avião estava em baixa altitude, na qual não poderia ser detectado.

Segundo Frankemberg, a Comissão da Amazônia investigará a incursão do avião em áreas como a da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, entre outras.

Últimas Postagens