00:00:00

SANTA ELENA DE UAIRÉN - Carros poderão ser abastecidos sem fila

A partir do mês de julho, os turistas brasileiros poderão ter prioridade no abastecimento de veículos nos postos de combustível de Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Um convênio que permitirá essa vantagem está pronto para ser assinado no próximo dia 28, pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil e Venezuela, Raul Lima e representantes da Guarda Nacional do país vizinho.


 

A partir do mês de julho, os turistas brasileiros poderão ter prioridade no abastecimento de veículos nos postos de combustível de Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Um convênio que permitirá essa vantagem está pronto para ser assinado no próximo dia 28, pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil e Venezuela, Raul Lima e representantes da Guarda Nacional do país vizinho.

Raul Lima, que também é deputado estadual pelo PSDB, explica que o convênio foi uma reivindicação apresentada pela Câmara para reduzir os transtornos dos brasileiros na fronteira e proporcionar aumento de turistas na região da Gran Sabana. "Com isso, os turistas poderão passar o final de semana com tranqüilidade em Santa Elena, sabendo que poderão abastecer o carro sem entrar na fila", afirma.

A idéia é que pelo menos um dos dois postos destinem uma bomba para atender exclusivamente os turistas - brasileiros ou não - ou que dêem preferência para estes, no caso de uso comum das mangueiras.

Mas para ser beneficiado, o turista deverá retirar uma autorização na sede da Câmara, localizada na avenida Glaycon de Paiva, no centro de Boa Vista. O documento terá um selo holográfico para garantir sua autenticidade e será rigorosamente fiscalizado pela Guarda Nacional, para evitar desvios de finalidade. Para retirá-la, o presidente esclarece que será necessária a apresentação do documento do carro e do condutor.

A assinatura do convênio deverá acontecer durante uma reunião de cúpula dos dois países, realizada todos os anos para discutir questões fronteiriças e comerciais. Nas edições anteriores, os encontros aconteceram em Brasília ou Caracas - capital da Venezuela - mas atendendo a pedidos da Câmara, os organizadores decidiram que esse ano seria em Santa Elena de Uairén, nos dias 27 e 28 próximos.

Um dos temas a serem defendidos pela diretoria da Câmara, é a suspensão da exigência do passaporte de venezuelanos até Boa Vista e de brasileiros até Puerto Ordaz. Hoje, as autoridades exigem apenas a carteira de identidade para o trânsito de venezuelanos em Pacaraima e de brasileiros em Santa Elena.

Com a medida, Raul Lima pretende incrementar o turismo nos dois países, sobretudo em Boa Vista, local muito procurado pelos vizinhos venezuelanos para passar o Carnaval, as festas juninas e as micaretas (carnavais fora de época).

No plano comercial, a prioridade é a redução da burocracia para os exportadores da Venezuela. Raul Lima explica que apesar da freqüente demanda de empresários e produtores rurais brasileiros por produtos venezuelanos como calcário e fertilizante, a importação esbarra na falta de exportadores na Venezuela.

O problema é que a burocracia venezuelana exige que os exportadores sejam cadastrados no Cadivi, órgão responsável pelo controle de divisas daquele país. Como o procedimento é complicado, os empresários preferem não exportar e isso complica a importação dos brasileiros, que não têm de quem comprar os produtos.

A Câmara vai propor que a Venezuela isente a exportação de produtos que custem até cinco mil dólares, assim como faz o Brasil, que libera a exigência da cobertura cambial para vendas inferiores a três mil dólares.

"Isso resolveria o problema dos nossos empresários e produtores de grãos, porque uma carreta de calcário, por exemplo, custa menos de 500 dólares", frisa.

O assunto já foi tratado com o embaixador da Venezuela no Brasil, Julio García Montoya, em Brasília. "Ele garantiu que repassaria a reivindicação ao governo de Hugo Chavez e estamos aguardando uma resposta positiva", acrescentou.

Hugo Chavez é esperado na reunião de cúpula, cujas datas coincidem com a inauguração do Aeroporto Internacional de Santa Elena de Uairén.

Últimas Postagens