- 12 de novembro de 2024
Jorge Bastos Moreno e Ninfa Freire*
BRASÍLIA e LISBOA. Um aliado do presidente do PTB disse ontem que entre as supostas provas que o deputado Roberto Jefferson teria contra o governo Lula e o PT estariam gravações de suas últimas conversas com o chefe da Casa Civil, José Dirceu, e com o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo. A conversa teria sido gravada quando os dois ministros foram ao apartamento de Jefferson em Brasília fazer um apelo para que desistisse de apoiar a CPI dos Correios.
Jefferson chegou a voltar atrás em apoio à CPI
Quando surgiu a gravação em que o então chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, Maurício Marinho, recebia propina de supostos empresários, Jefferson, que indicara dirigentes da estatal, anunciou que apoiaria a CPI.
Depois de ser chamado de parceiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que manifestou solidariedade ao presidente do PTB diante das denúncias de corrupção envolvendo indicados seus para o governo, Roberto Jefferson voltou atrás e retirou o apoio à CPI. Até voltar a falar sobre o assunto no domingo, acusando o PT de comprar deputados do PP e do PL em troca de apoio ao governo no Congresso.
Antes de receber Dirceu e Aldo, o presidente do PTB teria tido tempo de preparar os equipamentos para gravar toda a conversa com os dois ministros.
Ontem, Dirceu não conseguiu escapar de uma saia justa em almoço oferecido pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Lisboa. O tema do encontro era "O momento atual do Brasil". Dirceu foi perguntado sobre a crise política e se ela acontecia em decorrência das alianças feitas pelo governo.
Dirceu diz que governo precisa das alianças
O ministro respondeu que as alianças são necessárias porque o governo não tinha maioria no Congresso. Dirceu disse ainda que a denúncia de que deputados recebiam mesada, feita por Roberto Jefferson, foi investigada pela Câmara.
- O governo tem investigado, punido e demitido - disse Dirceu, segundo um dos presentes, dizendo-se favorável a investigações.
(*) Especial para O GLOBO