00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Pra variar, tal político traquina, adulterou contrato empresarial citando leis que na época da assinatura do documento ainda nem existiam, para se safar de responsabilidades com empresa da qual oficialmente era dono e que ainda hoje manda e desmanda. Tudo numa maracutaia só, de fazer arrepiar qualquer bigode.


MAIS CAROÇOS

É líquido e certo que debaixo de angú em que se transformou o governo Lula, ainda há muito caroço, e dos grande. O ex-ministro das Comunicações, deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) deu o bizú. Falou sobre "cenas de corrupção roubo de dinheiro público". Não se tem dúvida que o "mensalão" denunciado por Roberto Jefferson é apenas um aperitivo. Resta saber se o Planalto vai querer ver exposto e degustado o prato principal.

As tais "cenas de corrupção e roubo de dinheiro público" pode ser a gravação de uma suposta fita onde figura um grande articulador do PT, sem mandato, mas que manda muito dentro e fora do governo, com a boca na botija, ou com as mãos na massa em forma de papel moeda.

Sim, muita sujeira ainda há de se espalhar pelo ventilador ligado.

 

TRAQUINAGENS NO FORNO

Fraudes cá, fraudes lá e é claro, fraude aí. Está no forno um escândalo dos mais imorais envolvendo um político que volta e meia, há mais de 10 anos, vive sob acusações de praticais de corrupção, calote e desvio de dinheiro público.

Pra variar, tal político traquina, adulterou contrato empresarial citando leis que na época da assinatura do documento ainda nem existiam, para se safar de responsabilidades com empresa da qual oficialmente era dono e que ainda hoje manda e desmanda. Tudo numa maracutaia só, de fazer arrepiar qualquer bigode.

 

SINISTRO

O Corpo de Bombeiros de Roraima chegou à conclusão que o incêndio no prédio anaxe da Assembléia Legislativa foi acidental, ocorrido por uma descarga elétrica que tocou fogo a partir de uma tomada na parede próxima a pilhas de papéis. Tá bom.

 

SINISTRO 2

Perdem-se os anéis, mas salvam-se os dedos. Um ex-servidor da ALE, com excesso de zelo, confidenciou à coluna que guardou cópias de documentos importantes que podem ter sidos torrados pelo incêndio no prédio anexo.

 

MOTES

Campanha para Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa vão ter dois motes principais para os candidatos que querem substituir os atuais titulares: A ineficácia em resolver as questões fundiária e indígena em Brasília; a falta de projetos palpáveis para o desenvolvimento do estado e é claro, os resquícios da gafanhotagem, em Boa Vista.

 

RIGOR

Sobre o tal "mensalão" supostamente pagos para deputados federais votarem a favor de projetos do governo, a deputada Suely Campos cobrou ação mais clara e enérgica do seu partido. "Embora tenha votado na maioria das vezes contra o governo, exijo que tomemos uma providência clara e rigorosa quanto a essas denúncias".

Suely contrariou orientação do partido e votou contra o governo nas reformas da Previdência e Tributária. Além disso, foi uma das primeiras deputadas a assinar a CPI dos Correios, que o governo fez de tudo para abafar.

CONCURSOS PÚBLICOS

Para corrigir distorções, o deputado Raul Lima apresentou projeto de lei para tornar obrigatória a convocação dos candidatos aprovados em concurso público, para provimento de quaisquer cargos, no prazo máximo de seis meses, a partir da publicação.

"Os concursos são divulgados, milhares de pessoas inscrevem-se para tentar ocupar uma das vagas e depois da alegria da aprovação vem à longa espera", justificou Lima.

O pior é que, em muitos candidatos aprovados deixam de trabalhar pelo fim de prazo de contratação. 

MOBILIZAÇÃO

Em meio à crise política instalada nos últimos dias em Brasília, mais de 2,5 mil empresários fazem hoje uma mobilização para pressionar governo e Congresso a criarem um estatuto para as micros e pequenas empresas brasileiras. Os manifestantes engravatados vão entregar o anteprojeto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no Palácio do Planalto, na Câmara e no Senado.

 

BENEFÍCIO

O Projeto de Lei de autoria do governo do Estado que trata da isenção do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA, para os especialmente adaptados de propriedade de pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiências físicas) ou por elas utilizados para seu transporte, deverá ser votado na sessão desta quarta-feira pelos deputados estaduais no plenário da Assembléia Legislativa.

 

APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO

As declarações da petista Maria Silva, ministra do Meio Ambiente, publicadas em jornais americanos, espanhóis e argentinos, contribuem com as pressões existentes pela internacionalização da Amazônia. A análise foi feita pelo deputado Raul Lima (PSDB), que expressou sua preocupação em discurso na Assembléia Legislativa.

 

GURSEN

O juiz Alcir Gursen De Miranda será um dos conferencistas durante o III Seminário Internacional de Direito Agrário, promovido pelo Tribunal Agrário Nacional, na Bolívia. O evento será realizado no período de 8 a 11 de junho, na cidade de Santa Cruz de La Sierra e reunirá diversas personalidades com conhecimento na matéria agrária, dos países latinoamericanos.

 

RESTITUIÇÃO

A Receita Federal liberou hoje a consulta ao primeiro lote de restituições do imposto de renda da pessoa física declarado neste ano. A consulta pode ser feita direto no site da Receita Federal ou pelo telefone 0300-780300.
O dinheiro será corrigido em 2,5%, referente à taxa Selic de maio e mais 1% de junho. O pagamento será feito no dia 15 de junho. Depois disso, esse valor não terá qualquer correção adicional independentemente da data em que for sacado. As restituições somam um total de R$ 1,130 bilhão. Do total de declarações, 696.915 são de pessoas com mais de 60 anos --pelo Estatuto do Idoso, eles têm prioridade no recebimento.

 

O REI CHOROU
Depois de visitar o filho Edinho, preso por suspeita de tráfico, Pelé desabafou: "Talvez eu tenha trabalhado demais. É lamentável, porque é uma luta intensa que eu tinha contra as drogas, e não deu para perceber isso dentro de casa".

 

CABEÇAS ROLARAM

A operação de limpeza das estatais envolvidas no escândalo de corrupção do PTB foi iniciada ontem por determinação do presidente Lula. Todos os integrantes das diretorias da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) foram levados a colocar seus cargos à disposição e deverão ser exonerados "a pedido".

 

COISAS DE JUSTIÇA

Por cinco votos a zero, a 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio absolveu ontem o empresário e ex-deputado federal Sérgio Naya e o engenheiro Sérgio Murilo Domingues. Ambos eram acusados pelo crime de responsabilidade em função do desabamento do edifício Palace II, em 1998, no Rio. A tragédia causou a morte de oito pessoas.


NO MÉXICO

Acontece no México entre os dias 9 e 28 de junho o encontro internacional "Sessões de Amizade". Três bandeirantes de Roraima, Eleine Weimann, Aline de Souza Moraes e Nathália Santos Veras, estarão lá representando o país no evento.

NOTA DE ESCLARECIMENTO PARA O SITE FONTE BRASIL

Senhor Editor,

Em função da nota do dia 7 de junho, veiculada na coluna Opinião Formada, intitulada "Preocupação de Vida Boa", esclarecemos que o Governo do Estado, no âmbito do Programa de Reforma Administrativa, Gerencial e Organizacional - PROAGE RORAIMA, conjunto de iniciativas de modernização da gestão pública estadual, apresentou Projeto de Lei à Assembléia Legislativa propondo a absorção da atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela nova Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, com aproveitamento dos servidores de ambas as secretarias, conforme orientação do Excelentíssimo Governador do Estado.

Informamos ainda que o economista Haroldo Eurico Amoras dos Santos, titular da Secretaria de Planejamento e Orçamento, responde interinamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e que o ex-secretário Aniceto Wanderley sequer pertence mais ao quadro de pessoal da instituição.

Atenciosamente,

Coordenadoria de Comunicação Social

Boa Vista, 07 de junho de 2005.

NOTA DA COLUNA

Apesar de nota do governo, a fonte da coluna confirma que o secretário do Governo passado, Aniceto Wanderley continua recebendo como se secretário fosse, e o adjunto dessa secretaria, João Bezerra Magalhães Neto, "nem deve saber o endereço do seu local de trabalho, porque ele mora no Rio de Janeiro".

E acrescenta: "O departamento de Agronegócios assim como todos os departamentos continuam sendo cabides de emprego. No departamento de agronegócio, os cargos estão ocupados, apesar de não existir tal departamento. O setor é formado por: divisão de certificação; divisão de apoio e turismo; divisão de agrorenda e divisão de desenvolvimento sustentável. O Deplaf também não tem na Secretaria de Desenvolvimento, quando os servidores querem alguma coisa procuram o Deplaf da Seplan. Mais no entanto tem uma senhora, Elida Faustino Almeida, ocupando o cargo comissionado, só que dá expediente na CPL da Secretaria de Planejamento".

Últimas Postagens