- 12 de novembro de 2024
Por Marlen Lima
Para alguns analistas políticos essa crise que o governo petista vive é a maior de todas, superando o caso Waldomiro, quando um ex-assessor do ministro da Casa Civil, José Dirceu, é gravado pedindo propina a um banqueiro do jogo do bicho. O caso dos Correios está deixando uma mancha na imagem do presidente Lula bem como em seu governo, e as pesquisas já apontam queda na sua popularidade e na sua administração, onde mais de 60% dos entrevistados declaram que existe corruptos no governo do PT.
Nesse lamaçal de denúncias envolvendo ministros, assessores diretos e sindicalistas do PT, estes todos que circulam na intimidade do governo bem como do próprio presidente Lula, os deputados federais Suely Campos (PP) e Rodolfo Pereira (PDT) acreditam que o melhor caminho a ser seguido seja o da transparência das ações, "onde se deve combater abertamente, de forma clara, direta a corrupção", disse a deputada.
A deputada Suely Campos (PP) afirma que jamais teve conhecimento da existência de algum tipo de mesada, "ou de algum esquema de corrupção. Nunca ouvir falar disto e muito menos soube de algo desse tipo estaria acontecendo envolvendo políticos do PP". Para a parlamentar toda essa notícia envolvendo o PP foi uma grande surpresa.
Suely Campos disse ainda que o seu comportamento político, "o meu histórico revela que em muitos momentos eu atuei de forma independente do partido, sendo contra alguns interesses partidário, mas que na minha avaliação não iam de acordo no que acredito ser o melhor para o País, e para o meu Estado".
A deputada do PP revela ainda que Lula deve agir e tomar providências imediatas para que toda essa crise acabe, "e que ser for de ter CPI que o PT não seja contra, pois eles sempre combateram a corrupção, mas quando envolve gente deles atuam de outra forma querendo barrar a criação do CPI. Então só vale para os outros, para o PT não?", indaga a parlamentar.
GRAVIDADE E SURPRESA - O pedetista revela que o governo não está parado, "ele continua funcionando, até porque é maior que isso e está acima desses casos, mas é necessário que o governo tome providências, e devemos ter não só uma CPI para averiguar esse caso das mesadas, (colocado pelo deputado federal Roberto Jefferson presidente nacional do PTB), mas órgãos federais como Ministério Público, o próprio Ministério da Justiça,a través da Polícia Federal devem investigar a fundo o que existe de verdade e punir os corruptos. E assim que deve funcionar".
Rodolfo Pereira dz que toda essa crise é gravíssima para o País, e que ver aliado combatendo aliado, "é ver o governo contra o próprio governo. É bom que se diga que a corrupção não é exclusividade do governo Lula, e sim, é algo que já vem de outros governos, desde dos tempos dos militares. Podemos dizer que a corrupção é até um dos pequenos males deste governo", ressalta o parlamentar.
Pereira afirma ainda que sempre foi a favor de se criar CPI´s, "ainda que as que já existiram e as que estão em andamento não tenham dado em nada de concreto, mesmo assim acredito nelas, apesar de que existe um uso político dessas CPI´s. Mas o mais importante é que órgãos do governo federal (como os que já foram citados acima) atuem de forma incisiva em todos os poderes, legislativo, judiciário e executivo".