00:00:00

Nelson da rabeca á atração do projeto Sonora Brasil no Sesc

O músico alagoano Nelson da Rabeca é a atração do projeto Sonora Brasil, que pela primeira vez é realizado pelo Sesc no Estado de Roraima. A apresentação acontece nesta terça-feira 31, às 20h, no Espaço Multicultural Sesc Centro, com entrada franca.


O músico alagoano Nelson da Rabeca é a atração do projeto Sonora Brasil, que pela primeira vez é realizado pelo Sesc no Estado de Roraima. A apresentação acontece nesta terça-feira 31, às 20h, no Espaço Multicultural Sesc Centro, com entrada franca.

Compositor, artesão e rabequeiro, Nelson é um virtuose do "violino brasileiro" e chega ao Estado acompanhado de uma banda com trombone, zabumba, triângulo e outros instrumentos de percussão, além da esposa Benedita dos Santos, cantora e compositora.

Nelson da Rabeca & Grupo baseiam seu trabalho na música do Brasil rural, principalmente de raiz nordestina, como o baião, o xaxado, o xote e a marcha.

A apresentação que o grupo faz no Estado têm no repertório composições da dupla Nelson e Benedita, além de canções de domínio público, o que não exclui da performance os elementos eruditos e a base harmônica da idade média que fazem parte das origens da música popular nacional.

Nascido em Marechal Deodoro, Nelson da Rabeca cria e constrói seus próprios instrumentos. Em plena atividade mesmo aos 70 anos, chega a Roraima depois de uma série de apresentações no Paraná, em Santa Catarina, em Pernambuco, no Ceará, no Amapá, e no Mato Grosso do Sul.

Brasil Sonoro

Começando por Umuarama, Paraná, em 2 de maio, o Sonora Brasil, circuito de música do Sesc Nacional que em 2005 chegará a 20 estados, inicia o percurso pelo país com duas novidades. Uma é a retrospectiva de quatro temas abordados pelo Projeto nos anos anteriores, porém com repertórios novos, e a outra é uma exposição sobre o violão, de feitio inédito no Brasil pelo acervo e aprofundamento do tema. A exposição não passará por Roraima.

Com estimativa de realizar 260 apresentações em 65 cidades, o Projeto, nesta edição intitulado "Retrospectiva e formação de ouvintes", pretende ampliar ainda mais o público.

Os temas revisitados são Música do Brasil Rural, Música Íbero-Brasileira, Música Armorial e Música do Povo do Brasil, abordadas anteriormente em apresentações nos dois primeiros anos do Projeto, 1998 e 1999. Os artistas convidados são, respectivamente, Nelson da Rabeca, de Alagoas, Quadro Cervantes, do Rio de Janeiro, Quarteto Romançal, de Pernambuco, e Grupo Ânima, de São Paulo. "Como nos dois primeiros anos muitos estados não participaram do Projeto e não assistiram aos temas, resolvemos trazê-los novamente, mas com repertório totalmente diferente", explica Wagner Campos. A principal vertente do Sonora Brasil, no entanto, continua - a formação de ouvintes através da abordagem da história musical brasileira, apresentando aos espectadores ritmos que o mercado musical tradicional não contempla.

As mudanças do Projeto são resultado de três anos de debates com os Departamentos Regionais do SESC, pelo aprofundamento do conteúdo. Em 2005 recebem o Projeto Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e São Paulo.

 

Últimas Postagens