00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Figurão da Secretaria de Educação está contando os dias para assumir a pasta. Ontem (19) andava de corredor em corredor articulando e convidando os nomes que lhe auxiliarão. Resta só informar à titular, Ilma Xaud, que ela terá que limpar as gavetas.


A IMPRENSA OU A JUSTIÇA

O escândalo político envolvendo deputados estaduais de Rondônia, flagrados cobrando propina do governador Ivo Cassol, em reportagem do Fantástico, não expõe somente a podridão de como em vários estados se faz política, mas aponta que hoje se confia mais na imprensa do que na Justiça.

Diante de flagrante escárnio, o que, teoricamente, deveria ter feito Ivo Cassol?

Noutra situação ou noutro país, a Justiça seria procurada para tomar as providências. Com a lentidão de seus inúmeros recursos, procurar no judiciário providências ágeis sobre caso de corrupção é malhar com ferro frio.

E a Justiça rondoniense não só colaborou pra esse entendimento, como fez pior ao censurar a veiculação da reportagem. A censura à reportagem gerou, inclusive, um comparativo equivocado com os tempos da ditadura militar. Naquele tempo, o povo não sabia nem o que estava sendo censurado. Em Rondônia, todos sabiam o teor da matéria.

Procurar a imprensa para resolver seus problemas tem sido cada vez mais corriqueiro para as pessoas indignadas com o (mau) serviço público. Há desesperança com órgãos públicos que existem para cumprir esse papel. A imprensa tem sido o meio de se denunciar irregularidades e de, em alguns casos, proporcionar agilidade ao judiciário.

Ivo Cassol não procurou a Justiça porque sabia que lá os tramites seriam outros e se a cobrança de propina feita pelos deputados um dia virasse processo judicial, ele já estaria fora do governo, sem mandato, há muito tempo.

 

CONVITES

Figurão da Secretaria de Educação está contando os dias para assumir a pasta. Ontem (19) andava de corredor em corredor articulando e convidando os nomes que lhe auxiliarão. Resta só informar à titular, Ilma Xaud, que ela terá que limpar as gavetas.

 

NEM CRISTO

Segundo um político bem articulado em Brasília, as denúncias de calote e fraude no empréstimo o ministro Romero Jucá fez ao Basa, para o Frangonorte, "podem não fazer ele cair, mas dessa dívida com o banco, nem Jesus Cristo o livrará".

 

OUTROS 500

Se livrar da dívida com o Basa, realmente, Romero Jucá não vai se livrar. Pagá-la, são outros quinhetos.

 

IMPORTADOS

As importações de veículos estão apresentando um forte avanço no rastro do crescimento da economia e da desvalorização do dólar este ano. Uma análise nos dados da balança comercial, até a segunda semana deste mês, mostra um aumento de 56,6% na média diária de importações do segmento em relação a maio de 2004. Em abril, as importações de automóveis de passeio já tinham subido 48,6% em relação ao mesmo mês em 2004, revela o Ministério do Desenvolvimento.

 

REAJUSTE

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou ontem um recurso apresentado pela União e confirmou o direito de os militares receberem, de forma integral, o reajuste de 28,86% concedido aos civis em 1993. À época, o governo federal determinou que o índice seria pago por inteiro a patentes elevadas mas que a maioria dos militares receberia percentuais menores, de acordo com a hierarquia ocupada.

SACANAGEM

O amigo leitor perdoe o título acima, mas na ausência de palavra melhor... Em ação de reitegração de posse, cem casas da vila Bagdá, em São Luís, no Maranhão, foram derrubadas por engano pela Polícia Militar. A área que deveria ser reitegrada por oficiais de justiça e PM fica distante oito quilômetros do local arrasado. Pode?

 

DESMATAMENTO

A área desmatada na Amazônia cresceu 6% de agosto de 2003 a agosto de 2004, bem mais do que esperava o governo. A estimativa era de um aumento de apenas 2%. A área equivale à de Alagoas.

Últimas Postagens