00:00:00

Secretaria de Segurança Pública implanta novo sistema criminal

A Secretaria de Segurança Pública estará apresentando às 14 horas de amanhã, dia 18, no auditório do Instituto Superior Segurança e Cidadania, ISSeC, o novo sistema Criminal, que vai ser implantado no Instituto de Identificação do Estado de Roraima.


A Secretaria de Segurança Pública estará apresentando às 14 horas de amanhã, dia 18, no auditório do Instituto Superior Segurança e Cidadania, ISSeC, o novo sistema Criminal, que vai ser implantado no Instituto de Identificação do Estado de Roraima.

De acordo com informações da diretora do Instituto de Identificação, Rita de Cássia Coelho, o novo sistema criminal foi desenvolvido pela MI Montreal Informática Ltda e, além de ampliar de forma significativa os dados sobre os criminosos do Estado, permitindo a geração de inúmeras estatísticas sobre a criminalidade, integra em sua operação a tecnologia AFIS - Automated Fingerprint Identification System.

"É um sistema de identificação que usa o computador para tratamento, armazenamento, comparação e pesquisa de impressões digitais, de modo a garantir a unicidade da identificação ou a descoberta do identificado pelas digitais, através da qual será possível a comparação eletrônica de digitais do indiciado", disse a diretora do Instituto de Identificação.

Benefícios - Dentre os inúmeros benefícios para a área de Segurança Pública, a diretora do Instituto explica que pode destacar a eliminação da hipótese de um criminoso se identificar com dados diferentes em crimes diferentes. "Neste caso o Sistema o identificará, através de suas digitais, como a mesma pessoa eliminando a fraude", observa.

Outro benefício, segundo ela, é o auxílio na elucidação de crimes já que a partir da coleta de fragmentos de digitais no local do crime, será possível identificar o autor a partir da base de dados Civil e Criminal.

"Com isso teremos maior agilidade e segurança na emissão de certidão de antecedentes e documentos solicitados pelo Ministério Público e Varas Criminais", ressalta.

A diretora do Instituto de Identificação informou que todos os prontuários criminais com digitais existentes no arquivo Criminal já foram inseridos no novo sistema e estão sendo codificados pelos peritos papiloscopistas do Instituto de Identificação, possibilitando, em breve a divulgação dos primeiros resultados.

"A MI Montreal Informática tem implantado este mesmo sistema em oito Estados do Brasil. Na Região Norte temos, além de Roraima, os Estados do Acre e Amazonas, possibilitando um maior intercâmbio de informações, integrando desta forma as ações policiais", avaliou a diretora.

Modernidade

Para o Secretário de Segurança Pública, André Luiz Diniz, a tecnologia AFIS é a "modernidade em nível de informação". Ele explica que o sistema é uma tecnologia avançada para identificação de criminosos, a disposição da investigação policial.

 

Últimas Postagens