00:00:00

UFRR é o alvo do desperdício de água e luz

A Universidade Federal de Roraima (UFRR), tem sido vítima do uso irracional de água e energia elétrica ocasionado por professores e universitários. Diariamente alunos se deparam com torneiras dos banheiros derramando água, ininterruptamente, luzes e ar-condicionado ligado, sem que esteja uma única pessoa em sala de aula.


Por Daniella Assunção

A Universidade Federal de Roraima (UFRR), tem sido vítima do uso irracional de água e energia elétrica ocasionado por professores e universitários.

Diariamente alunos se deparam com torneiras dos banheiros derramando água, ininterruptamente, luzes e ar-condicionado ligado, sem que esteja uma única pessoa em sala de aula. Essas, são algumas das práticas rotineiras nos Blocos da UFRR.

A comunidade acadêmica cobra por uma iluminação de qualidade, mas nada faz para que essa reivindicação seja atendida, já que as torneiras dos banheiros que pingam água o tempo todo, são a dos alunos. É o seu dinheiro caro leitor que está saindo pelo ralo. A consciência bem que podia falar mais alto.

De acordo com Pró-Reitor de Administração, Manoel Júnior, o problema maior é com o desperdício de luz, um dos maiores entraves da UFRR, pois os gastos com energia elétrica representam 40% do orçamento da Universidade.

"Mensalmente gastamos em média 70 mil reais com energia elétrica, este mês o valor aumentou para 90 mil, que ao ano chega ao montante de 1 milhão de reais que poderia estar sendo investido em outras prioridades. Vamos fazer uma campanha pesada para economizar energia", avisa.

Quanto à questão da água, Manoel Júnior informou que desde a construção do castelo de água no Campus Paricarana, a conta caiu de 14 para 3 mil reais por mês, representando uma economia acima de 90%. "Pagamos pelo consumo da TV Universitária e Casa de Apoio. Na entrada do Campus temos instalado um registro ligado diretamente a CAER, caso ocorra algum problema no Castelo de água, mas isso não significa que devemos desperdiçar água", informou.

A Companhia de Água e Esgotos de Roraima (CAER) através do assessor de imprensa, Dagmar Ramalho, alerta que a cada hora , o gotejamento chega a 48 litros de água a cada 24 horas.E a torneira aberta soma 25 mil litros de água desperdiçados por dia, um índice muito alto. "Aquele filete de água que fica escorrendo, enche uma caixa d´água de 1 mil e 300 litros em 24 horas" disse. Bens esgotáveis Água e energia elétrica são bens esgotáveis, essenciais para a sobrevivência dos seres e historicamente importante no desenvolvimento da humanidade.

Pode-se dizer que nada é totalmente independente da energia elétrica nos dias de hoje, conseqüentemente a falta dela pode instaurar o caos. Se não forem modificadas as práticas atuais de desperdício e degradação dos recursos hídricos, dois terços da população mundial estará vivendo em condições de escassez de água, em 2025.

Últimas Postagens