- 12 de novembro de 2024
Os vaidosos de plantão terão que redobrar a atenção para não correrem o risco de contrair hepatite C e outras infecções. Tudo porque alguns salões de beleza, principalmente os clandestinos, não estão esterilizando os alicates de unha e nem adotando os critérios de higiene .
Palitos e lixas (que deveriam ser descartáveis) nem sempre são limpos em algodão embebidos em álcool. Em se tratando das bacias onde se colocam mãos e pés, aí é que o cuidado é menor ainda.
Segundo a dermatologista Vera Palmieri, já se faz uma boa prevenção de contaminação por fungos e bactérias, se as bacias forem lavadas com detergentes após o uso, se esses cuidados forem tomados.
Outro fato que ela chama a atenção é de que os materiais se forem esterilizados em pequenas estufas a calor, funcionam. "Os que não surtem efeitos são aqueles à base de ultravioleta", revela.
Fuja das escovas e pentes de cabelos sujos se não forem lavadas com detergentes e bem enxaguadas depois, caso contrário, você poderá pegar doenças capilares como caspa e seborréia.
Aperte o sinal vermelho na sala de depilação, é importantíssimo verificar se a cera é nova. Não fique em lugares que coam os pêlos e fervem a cera. "Isso é importante já que a cera, ao aderir à pele, pode carregar microorganismos como fungos e bactérias, inclusive sangue se a pele tiver pequenos ferimentos. É bom ter em mente que a depilação por cera é usada inclusive na região da virilha, região genital e axilas, locais de freqüente proliferação de microorganismos. As pinças devem ser lavadas e esterilizadas, alerta.