00:00:00

Termina campanha de vacinação indígena em Roraima

O resultado da Semana de Vacinação nas Américas, no Distrito Sanitário Especial Indígena (Yanomami), em Roraima, correspondeu às expectativas. Nem a chuva forte que caiu na região, nem o difícil acesso às aldeias, cuja única forma de transporte é por meio aéreo, impediram o cumprimento de boa parte das metas prioritárias de imunização estabelecidas pela Funasa.


O resultado da Semana de Vacinação nas Américas, no Distrito Sanitário Especial Indígena (Yanomami), em Roraima, correspondeu às expectativas. Nem a chuva forte que caiu na região, nem o difícil acesso às aldeias, cuja única forma de transporte é por meio aéreo, impediram o cumprimento de boa parte das metas prioritárias de imunização estabelecidas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a população.

 Entre as crianças de zero a quatro anos de idade, 98% foram vacinadas contra tuberculose, e 90,76% das crianças de um a quatro anos receberam a vacina tríplice viral - contra sarampo, rubéola e caxumba. 

 Este é o terceiro Dsei a concluir a vacinação. Os distritos Interior Sul (SP) e Alto Juruá (AC) terminaram a campanha em meados de abril.

 No Distrito Yanomami, A Funasa levou os profissionais de saúde as 11 aldeias, onde residem 1.850 indígenas.

A campanha, que aconteceu de 7 a 18 de abril, embora dirigida a toda a população indígena, teve como meta prioritária as 253 crianças menores de quatro anos de idade e outras 227 índias em idade fértil (14 a 49 anos) das aldeias visitadas.

 Ao todo, foram aplicadas 1.340 doses de vacinas contra tuberculose, hepatite B, pólio, difteria, tétano, coqueluche e meningite, febre amarela e pneumonia.
 Foram visitadas as aldeias de Halikati-u, Budu-u, do Pólo Base de Palimiu; Hoaxi, Xirõ, Kata Kata, Waharu, Pahana, Lahaka, do Pólo Base de Alto e Baixo Padauiri; Maia e Tamaquaré, do Pólo Base de Maia e Novo Demini, do Pólo Base que leva o mesmo nome.
 Segundo a enfermeira Kelly Maria de Queiroz, uma das coordenadoras da vacinação, a mobilização da comunidade indígena foi um fator importante para os resultados obtidos. "Apesar dos atrasos ocorridos devido ao mau tempo, os índios esperaram nas aldeias, aderindo em massa ao chamamento feito pela Funasa", afirmou ela.

Últimas Postagens