- 12 de novembro de 2024
Após a reunião do governador Ottomar Pinto no Palácio do Planalto no final do mês de abril, o presidente do INCRA, Rolf Hackbart declarou ao jornal Correio Braziliense que a discussão de repasse de terras para o estado de Roraima era um assunto falso, mentiroso e sacana.
O deputado Luciano Castro (PL/RR), fez um discurso no plenário da Câmara no qual o afirmou que a bancada quer apenas que se transfira ao estado o que é seu de direito. Segundo Luciano, o INCRA não deve ter terras como patrimônio, e sim administrar a reforma agrária, o que, no entender do deputado é muito mal feito.
O deputado argumentou que não se pode aceitar a posição do presidente do INCRA e nem que o estado de Roraima seja seja tratado dessa forma, afinal Roraima está querendo o que é justo. Luciano finalizou dizendo que que hoje Roraima é um estado virtual, por isso o motivo de estar ali na tribuna é para pedir ao presidente Lula que olhe com seriedade para seus auxiliares e peça a demissão do presidente do INCRA "pois ele não tem os princípios básicos para dirigir uma instituição dessa importância, e é preciso ter compromisso com o desenvolvimento e com o Brasil como um todo",concluiu o deputado.