- 19 de novembro de 2024
O governador Ottomar Pinto inaugurou durante o fim de semana três unidades escolares em diferentes regiões do interior do Estado. Quase mil e quinhentos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental serão beneficiados com as obras. A primeira escola entregue a comunidade foi a Santa Catarina na Vila Santa Rita no município do Cantá. A escola que estava com sua estrutura física completamente deteriorada passou uma ampla reforma e ampliação. Foram construídas três novas salas de aula, dois banheiros, além de uma reforma nas salas administrativas. A escola que atendia menos de 80 alunos agora passa a contar com espaço para 170 estudantes do Ensino Fundamental. O governador Ottomar Pinto e a secretária de Educação, Ilma Xaud, além de outras autoridades estaduais e do município participaram da inauguração. A comunidade também participou em peso da entrega da obra. A diretora da Escola, Ednéia Eduardo Queiroz, disse que os moradores da Vila Santa Catarina estavam esquecidos, mas estão vendo a esperança ressurgir. "Estamos felizes porque sabemos que a educação é uma prioridade neste governo", agradeceu. A segunda escola entrega a comunidade foi a Barbosa de Alencar no KM 20 na BR 432, também no Cantá. A escola padrão tem seis salas de aulas, além de salas de supervisão e de professores, direção, secretaria, biblioteca, copa e cozinha e banheiros. A escola vai atender cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental. Esta era uma antiga reivindicação da comunidade que antes era atendida por uma escola que já não tinha condições estruturais para atender receber o alunado. Rorainópolis A terceira escola entregue a comunidade foi na sede do município de Rorainópolis. A escola Antônia Tavares da Silva vai atender a cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola é padrão com doze salas de aulas, salas de administrativas, sala de vídeo, biblioteca, gabinete odontológico, copa e cozinha, além de banheiros. "A escola vai preencher a carência que o município tinha. É uma escola modelo que vai melhorar o nível de ensino em Rorainópolis", afirmou Antônio de Souza Leitão, Chefe da Divisão de Ensino do Interior da Secretaria de Educação. De acordo com Rogeane Barbosa da Silveira, diretora da escola, a participação da comunidade no dia a dia da escola será fundamental para a manutenção do prédio e a qualidade de ensino. "Sabemos do esforço do governador Ottomar Pinto para entregar esta escola, mas a comunidade vai saber retribuir usando estas instalações em beneficio da educação dos nossos jovens", disse. A profª Ilma Xaud, secretária de Educação, disse que a entrega das escolas é apenas o primeiro passo para retomar o rumo da educação de Roraima. Ela lembrou que cursos de capacitação para os professores e técnicos do interior serão em breve realizados. "Boas escolas são fundamentais, mas precisamos capacitar nossos professores para que eles possam levar um ensino de qualidade aos alunos", explicou. Ao lado de várias autoridades, entre deputados federais e estaduais, o governador Ottomar Pinto lembrou que em suas administrações o interior do Estado é sempre priorizado com obras de infra-estrutura que visam melhorar a vida das populações mais carentes. "Sempre procurei trazer dotar o interior da mesma capacidade que tem a capital. Uma escola de boa estrutura como esta vai ajudar na formação de jovens preparados para enfrentar o futuro", explicou. Na inauguração o governador Ottomar Pinto fez questão de homenagear a professora Antônia Tavares da Silva, patrona da escola. Ele citou o trabalho incansável da educadora em melhorar as condições do povo do município através da educação. "Esta homenagem faz justiça a esta professora que foi uma batalhadora incansável em prol da educação de Rorainópolis e do Estado", concluiu. Aulas no interior Os professores contratados através do processo seletivo temporário para as escolas do interior começam a dar aula nesta terça-feira. São 576 professores contratados para as disciplinas de pré-escolar ao Ensino Médio. A contratação vai atender a carência que algumas escolas do interior enfrentavam.