- 07 de novembro de 2024
Produção em áreas indígenas
O Governo do Estado lançou nesse sábado (17), na comunidade indígena do Socó 2, no município do Uiramutã, o programa “Comunidades Indígenas Inseridas no Plano de Desenvolvimento de Roraima, Produção para Todos”. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Secretaria de Estado do Índio (SEI).
O governador Chico Rodrigues falou do compromisso de sua gestão com o agricultor. “Aqui, no Socó, estamos preparando quase 100 hectares para o plantio de milho e mandioca, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento da região. São dois tratores, com arado e grade, tenho certeza de que, com esse apoio, essa comunidade que é bastante trabalhadora, cada ano que passa, vai multiplicar ainda mais a sua produção”. Chico enfatizou que “essa é uma obrigação do Governo e que eles, que já têm as mãos calejadas de trabalhar, vão apresentar uma grande colheita ao final do mês de setembro deste ano”.
2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O governador Chico acredita que a agricultura é a saída para o desenvolvimento do Estado e a oportunidade para impulsionar as economias locais, promovendo a proteção social e bem-estar das comunidades.
“A agricultura, eu sempre disse, é a grande saída para o Estado de Roraima. Aqui, temos milhares e milhares de hectares prontos para serem trabalhados. Temos o pequeno produtor e os agricultores familiares indígenas que têm dado exemplo de produção nesse Estado”, disse.
O secretário-adjunto de Agricultura, Wellington do Ó, falou que é um projeto do governador Chico e que não é só no Socó. “Lá na comunidade Andorinha já são 20 hectares prontos e o governo está dando, além dos tratores, todo o insumo e a máquina plantadeira. Vamos plantar aqui, dentro da tecnologia da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], inclusive as sementes que são recomendadas pela empresa”.
O secretário do Índio, Chico Roberto, explicou que o governador está começando o programa nas comunidades do Uiramutã, mas que irá se estender a todas as comunidades indígenas do Estado. O Governo está disponibilizando tratores, calcário, adubo e sementes. “É um novo ciclo que se inicia nas comunidades. Um novo horizonte que se vê. É uma região que se dá muito bem com a cultura do milho. Os indígenas estão otimistas com essa ação. Com essa nova fase do governo do Estado”.
Para o técnico agrícola, Pedro Raposa Silva, é importante a presença do governador na região. “É fundamental essa ação do Governo do Estado aqui, nas comunidades indígenas. É uma porta que se abre. Vemos o seu empenho e vontade em ajudar os povos indígenas a construir uma agricultura familiar segura. A comunidade do Socó é exemplo desde 2010”. Pedro destacou também o apoio do Governo na construção de um tanque para a criação de peixe. “Isso é muito importante e o Estado tem ajudado bastante”.
Ainda na comunidade do Socó 2, o governador visitou a Escola Estadual Indígena Antônio Sayma, que atende a 89 alunos do ensino fundamental. O governador garantiu enviar 70 carteiras para os estudantes dentro de no máximo 15 dias.