Samu faz 36 mil atendimentos
No primeiro ano de funcionamento, completado no último dia 31 de dezembro, a Central de Regulação do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência em Roraima (SAMU 192) atendeu 36.179 ligações, das quais geraram 18.259 deslocamentos de viaturas para atender ocorrências como acidentes de trânsito, casos clínicos e obstétricos. A central regula os serviços de urgência e emergência prestados em 14 municípios de Roraima, por meio do número 192.
Segundo Francisco Miranda Rodrigues, coordenador da Central de Regulação do Samu, das 36.179 ligações recebidas, 7.766 foram trotes, no entanto, os registros caíram de 5.313, no primeiro semestre, para 2.453 no últimos seis meses. “Nossa equipe já consegue, durante a chamada telefônica, identificar a maioria das ligações quando se trata de trotes, além disso percebemos essa redução após a aprovação de uma lei estadual, que responsabiliza as pessoas que fazem os trotes, o que para nós foi positivo, pois os trotes geram gastos e recursos humanos desnecessários, e causam a demora no tempo resposta à população, por conta do atendimento à uma situação que não existe de fato”, esclareceu.
Os registros apontam que das 36.179 ligações, 10.154 chamadas foram resolvidas através das orientações dos médicos reguladores, que ficam no própria Central de Regulação. “Isso comprova que nem sempre os casos atendidos pela equipe do Samu, necessitam de remoção, ou seja, dependendo da situação o atendimento pode ser prestado por telefone, através das orientações do médico regulador que está no plantão”, complementou.
Os dados mostram ainda que dos 18.259 deslocamentos, quando foi necessário o envio das ambulâncias para verificação in loco, dos casos clínicos, 3.770 foram relacionados à acidentes de trânsito, envolvendo motos, veículos e bicicletas, além de 233 atropelamentos e 1.257 quedas de motos, além de 350 por arma branca, e 104 arma de fogo e 322 ligações por espancamento.
SAMU
O Samu 192 faz parte de um projeto desenvolvido de forma tripartite, pelos governos estadual, municipal e federal. Presta um atendimento pré-hospitalar, rápido e específico na prevenção de sequelas e até a morte. Atualmente a Central possui uma equipe composta por 80 profissionais, entre médicos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de serviço de saúde. “ A implantação em RR contempla o atendimento através das bases que atuam de forma parceira, por meio da Central de Regulação, em Boa Vista, e no caso de qualquer ocorrência, que demande resgate mais complexo, é montada estratégia de atendimento conjunto e imediato”, esclareceu Miranda.
DESAFIOS
Entre as metas para 2014, estão o projeto de informatização, o fortalecimento de multiplicadores e espera-se resolver o problema de comunicação, existente atualmente. O Ministério da Saúde já foi comunicado sobre a dificuldade de acesso da população, por conta da precariedade do serviço de telefonia prestado. Até que a situação seja resolvida pelas empresas de telefonia, a Central disponibiliza outros números à população que são: 8406-2229, 9959-4001, 8102-6693 e 9131-4563.