Mil mamografias no mutirão
Atendendo ao que preconiza à política de diagnóstico precoce do câncer de mama do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau) está realizando neste mês de janeiro o mutirão de mamografia, por meio de duas clínicas credenciadas ao SUS. Serão atendidos mil mulheres agendadas no Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) até março deste ano.
A ação iniciou na última sexta-feira, 10, com 70 pacientes, e segue em duas clínicas, já que o mamógrafo do CRSM está aguardando a algum tempo a visita de técnico da marca do equipamento para manutenção. Para não retardar o diagnóstico dessas mulheres é que o mutirão está ocorrendo. São autorizados 80 exames diários para as mulheres a partir de 40 anos que já estavam com seus exames agendados no CRSM.
Segundo a diretora do CRSM, Wilma Santos, as mulheres de até 39 anos estão sendo encaminhadas para o Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI). “Até essa idade (39 anos), são exames de diagnóstico que podem ser realizados no CDI. A partir de 40 anos são exames com a cobertura do SUS e por isso estão sendo realizados pela clínicas credenciadas”, explica.
Wilma também salienta que as mulheres que marcaram seus exames entre os meses de novembro e dezembro e ainda não foram atendidas podem procurar o Centro de Referência para viabilizar a realização. “É necessário que estas mulheres estejam munidas do cartão do SUS além dos xerox da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência com CEP e serão encaminhas para a realização do exame”, explica.
Com a autorização do procedimento pelo CRSM as mulheres devem se dirigir às clínicas credenciadas, que estão aptas para realizar realizar os exames nos turnos da manhã e tarde, e se houver necessidade, também nos finais de semana, conforme a demanda.
Conforme a diretora, esta ação visa regularizar as filas referentes ao período que mamógrafo da unidade está apresentando problemas. Wilma explicou que desde o início de novembro foi solicitado o reparo do equipamento à fabricante, que é responsável pela manutenção técnica, e até o momento aguarda a visita do técnico para sanar o problema.
Wilma conta que o agendamento do reparo técnico já foi realizado mais de dez vezes e que a empresa não cumpriu com as datas marcadas. “A ultima vez que agendamos a visita do técnico foi para o dia 02 de janeiro, mas novamente ninguém apareceu, a empresa alegou dificuldades em encontrar passagens áreas para enviar o técnico. Já realizamos novamente o pedido e estamos no aguardo do posicionamento da empresa sobre a nova data” , esclarece.
Na ultima sexta-feira, (10) 70 mulheres já realizaram a mamografia e até o final manhã de segunda-feira, (13) mais 40 mulheres já haviam sido encaminhadas para as clínicas. “ A nossa intenção é acabar com a fila até o final de janeiro e regularizar a demanda da unidade”, finaliza Wilma.