00:00:00

Cateterismo e angioplastia

Número de paciente aumenta para o primeiro mutirão no CDI este ano.


 
Mutirão de cateterismo em 2014
 
Neste sábado(11), começa o primeiro mutirão de cateterismo do ano no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). A ação passou de 24 pacientes para 26 procedimentos a serem realizados até segunda-feira, (13). Os exames têm início às 7h30, na sala de hemodinâmica da unidade.
 
Os procedimentos serão executados pelos médicos cardiologistas Marcelo Nakashima, de Roraima, e Luís Carlos Matos, do Distrito Federal. Serão submetidos a exames de cateterismo 23 pacientes e três angioplastias.
 
Aproximadamente nove pacientes passarão pelo exame cardíaco no primeiro e segundo dia. Já no último dia, na segunda-feira, serão oito pacientes. A faixa etária de pacientes varia muito, mas a grande maioria é acima dos 40 anos. “Mas, enganam-se que jovens também não sofrem problemas de coração. Tivemos alguns históricos que passaram pela unidade”, comentou Fátima de Jesus, diretora do CDI, alertando para hábitos saudáveis deve acontecer na fase cedo da vida.
 
Conforme a diretora, o cateterismo é um exame evasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares. O exame verifica se há obstruções nas artérias coronárias, ou seja, nas artérias responsáveis pelo suprimento de sangue no coração.
 
O protocolo após o paciente ser examinado é ficar internado na enfermaria do CDI por um período de 4 a 6 horas, para depois ser liberado para casa. Caso aconteça alguma intercorrência, é encaminhado ao Hospital Geral de Roraima. Já, no caso da angioplastia cardíaca, o período de observação é de 24 horas na unidade coronariana do HGR. “Os leitos já são reservados previamente. Há, toda uma logística semana antes do mutirão”, informou.
 
CATETERISMO
 
O cateterismo cardíaco tem o objetivo de diagnosticar e tratar inúmeras patologias cardíacas. Com isso, é possível avaliar a função do coração, a anatomia das artérias coronárias, presença de placas de gordura (estenose) nas artérias, alterações no funcionamento das válvulas cardíacas, presença de patologias congênitas e avaliar as pressões e oximetrias que permitem o cálculo de diversos parâmetros hemodinâmicos.
 
O procedimento de cateterismo demora, em média, de 20 a 30 minutos, porém a pessoa permanece no mínimo quatro horas em observação e depois é liberada para casa. No caso de pacientes da unidade coronária do Hospital Geral de Roraima, eles retornam à unidade hospitalar.
 
Quanto aos exames de angioplastia, esses duram cerca de 50 minutos. Depois de ser submetida ao procedimento, a pessoa fica em repouso por 24h no HGR e não havendo complicação, ela é liberada. “Dentro de 20 dias, ela já pode ter uma rotina normal”, explicou Fátima de Jesus.

Últimas Postagens