A seleção para escolher tutores para o projeto Caminhos do Cuidado, uma Formação em Saúde Mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas, vai até dia 15. A oportunidade dispõe nove vagas. Podem participar profissionais de nível superior com experiência mínima de um ano na Atenção Básica, Saúde Mental, Saúde Coletiva ou em docência na área de saúde numa das três temáticas.
A qualificação é uma parceria entre Mistério de Saúde (MS), Escola Técnica de Saúde (Etsus), Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e o Grupo Hospitalar Conceição. Os tutores selecionados irão realizar a formação e acompanhamento em saúde mental de agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica do estado.
O edital com as informações e formulários de preenchimento está no site da Saúde (www.saude.rr.gov.br). A inscrição é gratuita e há duas maneiras de efetuar a participação. Pelo endereço eletrônico http://caminhosdocuidado.org, onde se faz a inscrição e envia a documentação via sedex. Outra forma, por meio da Etsus, a sede fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, Bairro do Estados.
Luciana Freitas, coordenadora estadual do Caminhos do Cuidado, explicou que serão classificados para a segunda etapa 13 profissionais, podendo assim escolher os nove melhores tutores. A bolsa de incentivo do tutor para cada turma formada é de R$ 1.000,00. Cada turma no interior terá 20 alunos, exceto Boa Vista, com 40 pessoas.
A qualificação presencial dos tutores, uma etapa eliminatória, vai acontecer em Manaus entre 03 e 07 de fevereiro. “Um dos requisitos é a participação no curso que terá 40 horas, em dias úteis consecutivos”, frisou.
A meta é formar até final deste ano pelo menos 706 profissionais de saúde. Para isso, o estado está dividido em cinco áreas territoriais. A primeira área engloba Caroebe, São João da Baliza e São Luiz. No território II juntou Amajari e Pacaraima. A terceira e quarta áreas são Uiramutã e Rorainópolis. Será um tutor para cada área territorial.
O quinto território, com oito municípios, serão escolhidos cinco tutores. Fazem parte Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí e Normandia. “Os candidatos só poderão se inscrever para as vagas referentes ao território em que residem. No ato da inscrição deverá comprovar residência”, informou a coordenadora.
Luciana ressaltou para o candidato a importância de ler atentamente cada item do edital e cumprir cada exigência contida nele. A divulgação do resultado da primeira etapa está agendada para próximo dia 20. “Dos resultados da seleção não cabe recurso. Casos omissos serão avaliados pela coordenação do projeto”, comunicou.
PROJETO
A qualificação aos agentes de saúde e equipe de enfermagem está concentrada em três eixos: conhecer a realidade e a rede de atenção, os conceitos e as políticas; ampliar as possibilidades dos profissionais para o cuidado, tendo o olhar e escuta como forma para dar visibilidade à questão das drogas; e o terceiro eixo, a transversalidade que passa pela reforma psiquiátrica, redução de danos e integralidade do cuidado como diretrizes para a intervenção no tratamento.