00:00:00

Banco de Leite

Banco de Leite começa o ano de 2014 com baixo estoque e queda nas doações.


Doações caem no começo do ano
 
O Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque (BLH) começa o ano com baixo estoque e queda nas doações. Até o final da manhã desta quinta-feira, 09, o setor de captação contava apenas com cinco litros de leite humano. O alimento supre apenas a demanda dos bebês internados na UTI Neonatal. A quantidade disponível dura somente dois dias, sendo que o ideal seria a cobertura para uma semana com 30 litros de leite humano.
 
Hoje, na parte da tarde, profissionais iniciam processo de pasteurização de mais cinco litros para serem utilizados no final da semana. A coordenadora do BLH, Rosa Leal, fala dos desafios de um setor com estoque restrito, algo constante durante o ano. “É muito complexo o serviço de um Banco de Leite quando não conseguimos manter o mínimo de leite em estoque”, disse apreensiva.
 
ponto crítico é o número atual de doadoras internas e externas que são 15 e 19, respectivamente. Toda mãe que está amamentando pode ser uma doadora. “Precisamos de mais mães voluntárias. A doação do leite materno é um ato de amor, de solidariedade, que contribui para salvar a vida de uma criança”, justificou.
 
Podem doar mulheres não portadoras de doenças crônicas, que não fazem uso de nenhum tipo de medicamento, não fumantes e que não ingerem bebidas alcoólicas. Além de salvar vidas, a doação beneficia a própria mãe, que volta ao peso mais rapidamente, produz mais leite, reduz o risco de câncer de mama, de ovários, evita a osteoporose e tem menos sangramento. “Quanto mais retira leite da mama, mais estimula a produção e, sobretudo, evita empedramento, dores musculares e febre na mãe”, completou Rosa.
 
Embora a “era” da informação esteja na vida de todo mundo, Rosa acredita que muitas mães desconhecem a iniciativa da doação. Outras de forma errada dizem ter medo de faltar leite para o filho. “Lembramos que é doado apenas o excesso de leite. A prioridade é o filho da mãe. A doação de uma única mulher alimenta vários bebês, o que justifica a coleta a partir de uma quantidade mínima de 100 mililitros”, esclareceu a coordenadora.
 
Interessadas em se cadastrar como voluntárias e doadoras podem entrar em contato pelo (095) 4009-4909 ou ir até o Banco de Leite que fica nas dependências do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em horário comercial.
 
MISSÃO
 
Um dos objetivos dos Bancos de Leite Humano é prevenir a mortalidade infantil, por meio da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Esse trabalho auxilia as mães, como aquelas que não podem amamentar, durante os primeiros meses de vida.

Últimas Postagens