Brigadistas mais amparados
Nesta quarta-feira (08), o governador José de Anchieta sancionou o projeto de Lei que regulamenta o serviço temporário de Brigadista da Defesa Civil, no Corpo de Bombeiros de Roraima.
Conforme Anchieta a regulamentação do serviço era de interesse público, devida importância dos brigadistas nas ações de respostas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nos casos de combate aos incêndios florestais, enchentes, alagamentos, eventos que causam grande destruição e prejuízos tanto ao meio ambiente quanto às pessoas.
O governador explicou ainda que com a normatização do serviço temporário, o estado poderia garantir mais dignidade aos brigadistas, através de remuneração pelos serviços prestados além de assegurar melhores condições de trabalho.
“Nós buscamos criar mecanismos legais para a utilização dos serviços temporários de inúmeros brigadistas que por diversas vezes, de forma voluntária, estiveram prontos para juntar forças aos nossos bombeiros, na árdua luta, tanto para prevenir e combater incêndios florestais quanto na atuação direta de outras missões”, destacou.
O mais antigo brigadista em atividade no estado e chefe do destacamento da Vila Tamandaré, no município de Mucajaí, Antônio Paulo, afirmou que o momento era de conquista, pois o pleito da categoria vinha se arrastando desde 1998, época do maior incêndio já registrado em Roraima.
Antônio Paulo aproveitou para fazer um agradecimento em especial à deputada Ângela Águida Portella, pelo empenho e determinação para que a Casa Legislativa aprovasse o Projeto de Lei.
“Somos agradecidos pelo empenho da deputada Ângela Águida em nos ajudar assim como ao governador Anchieta que corrigiu uma injustiça de quase 15 anos. Agora temos segurança jurídica para desempenhar nossas atividades”, disse.
O comandante e coronel do Corpo de Bombeiros, Leocádio Menezes, parabenizou a classe e destacou a importância das atividades em conjunto com a corporação que visam a preservação do meio ambiente a da vida.
“Desde os grandes incêndios florestais de 1998 os brigadistas desempenham um papel fundamental junto com os homens do Corpo de Bombeiros que por muitas vezes, em razão das longas distâncias, têm nos brigadistas, a certeza do primeiro combate aos incêndios”, elogiou.