00:00:00

Eleições 2014

Pleno do TRE-RR aprova retomada do Projeto “Voto Ético”.


Voto ético na busca do eleitor
 
Na primeira sessão plenária de 2014, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) aprovou por unanimidade a Resolução 151, retomando o Projeto “Voto Ético”, que tem como finalidade despertar a cidadania e a responsabilidade cívica dos brasileiros sobre a transformação e desenvolvimento do País por intermédio do exercício do voto, praticado com ética e consciência.
 
O projeto será executado até julho de 2014 e consiste na realização de ciclos de palestras de conscientização política junto à sociedade de Roraima, realização de ato cívico com a sociedade, workshop, seminários, manifestações, campanhas, mobilizações, finalizando com uma grande passeata.
 
Dirigido pelo presidente em exercício do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, e coordenado pelo juiz eleitoral Antônio Martins.  “Para que as pessoas possam escolher bons candidatos, é preciso ter certa consciência e conhecer bem como funciona o sistema. O projeto é muito bom para conscientizar o eleitor sobre a importância do voto e estimular a adoção de mecanismos para que ele possa conhecer bem as pessoas que está escolhendo, visando  ter um voto adequado, correto, para que os eleitos representem da melhor forma a população”, disse Antônio Martins, coordenador do projeto.
 
Entre os temas que serão levados ao público, estão ‘Participação na construção de políticas públicas; Acompanhamento e fiscalização de mandatos; Reivindicação de melhorias nas gestões políticas; Educação moral e cívica; Fundamentos de organização sociopolítica brasileira.
 
O programa se estenderá pela Capital Boa vista e seu entorno rural e, prioritariamente nos municípios de Alto Alegre, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz do Anauá, podendo ser estendido aos demais Municípios.
 
A iniciativa contará com a participação de servidores da Justiça Eleitoral roraimense, que se candidataram voluntariamente para fazer parte da comissão executiva, a qual atuará juntamente com a Presidência, Escritório Corporativo de Projetos, Escola Judiciária Eleitoral e Cartórios Eleitorais. O “Voto Ético” deverá ser lançado em maio de 2014 em evento aberto a toda sociedade. 
 
O “Voto Ético” é desenvolvido de forma contínua na maioria das Cortes Eleitorais do país como instrumento de ações de educação política. Em Roraima, foi desenvolvido no Biênio 2003/2005, na então gestão do desembargador Mauro Campello. 

Últimas Postagens