Está faltando sangue no HGR
O setor de captação do Hemocentro de Roraima (Hemoraima) está convocando com urgência para reposição de bolsas de sangue, doadores de sangue de Rh negativo. O estoque está zerado. Quanto aos fatores positivos, o estoque está normalizado. A necessidade é para atender às cirurgias eletivas do Hospital Geral de Roraima (HGR).
Conforme a diretora de captação, Terezinha de Jesus Khan, o motivo da baixa no estoque é que a maioria dos pacientes agendados para cirurgias no HGR durante esta semana, possui o sangue de Rh negativo. A principal dificuldade desse grupo é que ele doa para todos, mas só recebe dele mesmo.
A coleta funciona de 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h, mas a unidade fica aberta no intervalo de meio dia para fazer a entrega de exames de sorologias (após 30 dia da doação) e de declarações. O Hemoraima fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, depois do HGR.
De acordo com a coordenadora, a unidade precisa de reforço. No entanto, neste período de férias, há poucos doadores comparecendo. Hoje, a maior demanda são os casos de acidentes de trânsito, arma branca e agressão física, entre outros. Muitos casos vão parar no Centro Cirúrgico e, consequentemente, necessitam de sangue para se submeterem ao procedimento. Por mais que o médico não utilize a bolsa, ele precisa da bolsa de sangue como segurança.
REQUISITOS
Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, entre 16 até 17 incompletos (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 69 anos.
A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.Para os doadores regulares é preciso observar os intervalos das doações. A diretora explicou que no caso do homem, o período mínimo é de 61 dias, e da mulher, 91 dias.Outras informações no (95) 2121-0883.