1º mutirão começa dia 11
O primeiro mutirão do ano de Cateterismo do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) será realizado durante três dias. Os atendimentos iniciam no dia 11, e seguem até segunda-feira (13), com a realização de 24 procedimentos, sendo 21 cateterismos e três angioplastias. Os trabalhos da equipe médica têm início às 7h30.
O procedimento de cateterismo demora, em média, de 20 a 30 minutos, porém a pessoa permanece no mínimo quatro horas em observação e depois é liberada para casa. No caso de pacientes da unidade coronária do Hospital Geral de Roraima, eles retornam à unidade hospitalar.
Quanto aos exames de angioplastia, esses duram cerca de 50 minutos. Depois de ser submetida ao procedimento, a pessoa fica em repouso por 24h no HGR e não havendo complicação, ela é liberada. “Dentro de 20 dias, ela já pode ter uma rotina normal”, explicou Fátima de Jesus, diretora-geral do CDI.
Segundo a diretora, os procedimentos de cateterismos são um dos mais procurados pela população. Fátima avaliou a realização dos mutirões do ano passado como positivos. “As intercorrências durante os exames no ano todo foram mínimas, praticamente, zero. Apenas, 2% de intercorrências em 2013. Isso mostra o empenho e zelo que dedicamos aos nossos pacientes”, avaliou.
Conforme a diretora do CDI, intercorrência é quando é preciso levar o paciente – depois de passar por um cateterismo - até o Hospital Geral de Roraima (HGR), para ficar em observação utilizando um suporte mais sério.
Ainda conforme ela, os mutirões há três anos têm sido realizados mensalmente, ininterruptos, o que leva desafogar a demanda existente do HGR. Somente no mês de outubro e novembro de 2013, o exame de angioplastia deixou de ocorrer, por problema no equipamento. “O problema já foi corrigindo, e o exame voltou normalmente a ser realizado desde o mês passado”, informou.
MAMOGRAFIA
O CDI voltou a realizar os exames de mamografia à população desde o último dia 26. Na primeira semana de 2014, a unidade já realizou nove procedimentos de diagnósticos. Nesta segunda -feira, dia 06, já existem duas mulheres agendadas que irão passar pelo exame para identificar alguma lesão de alto grau.
Os exames são marcados na própria unidade. As pacientes precisam levar documentos pessoais e clínicos e, obrigatoriamente, a solicitação do exame pelo médico da unidade básica de saúde. Com dez dias úteis os laudos ficam prontos para entrega.
Fátima conta que a mamografia na unidade é realizada de segunda a sexta-feira. Todos os dias são feitos de cinco a seis exames. Demanda reprimida não existe.“Há casos de mulheres que chegam a fazer o exame no mesmo dia de solicitação. Exemplo, nesta segunda [06] somente duas estão agendadas, se aparecer quatro mulheres com o encaminhamento do médico, possivelmente, ela faça no dia mesmo”, explicou.