Operação será durante 15 dias
A Operação baixo Rio Branco será realizada pela segunda vez junto às comunidades ribeirinhas conforme calendário de ações da Polícia Militar de Roraima. A saída dos policiais ocorrerá no sábado (04), às 11horas, do município de Caracaraí e terá como ponto base a Vila de Santa Maria do Boiaçú.
A missão ocorrerá de forma ininterrupta e terá a duração de 15 dias, visando o combate a pesca ilegal realizada na região por pescadores do Amazonas, o tráfico de drogas, biopirataria e outros possíveis crimes. O efetivo empregado será de composto por 44 Sargentos do CFS 2013 (Curso de Formação de Sargentos), além de homens da Companhia Independente de Policiamento Ambiental – CIPA e Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE. A Operação contará também com o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado de Roraima.
Segundo o Comandante Geral da PMRR, Cel Edison Prola, além dos crimes ambientais, a atuação de forma incisiva na fiscalização do transporte fluvial será para coibir o tráfico de drogas que possam entrar para Roraima vindo de outros Estados via fluvial. “Nosso objetivo é levar a presença efetiva da Polícia Militar àquela região com o emprego dos sargentos recém formados, oportunizando a eles pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante o CFS”, disse.
Anterior
A Operação Baixo Rio Branco I foi realizada em março de 2013 e teve a duração de 30 dias, encerrando-se no dia 22 de abril de 2013. Durante o período em que foi desencadeada, os policiais militares realizaram diversas abordagens pelos rios da região, num total de 56 (cinquenta e seis) embarcações, realizando buscas, orientações e apreendendo materiais ilícitos.
Na ocasião, foram detidas 17 pessoas e vários materiais foram apreendidos, entre espingardas, munições, malhadores, capasacos, descaideiras e 40 (quarenta) quilos de pirarucu.