Acidentes de moto cresceram
Nas duas principais unidades de urgência e emergência de Roraima, o Pronto Socorro Francisco Elesbão e o Pronto Atendimento Airton Rocha, houve redução no número geral de atendimentos durante o feriado de Natal. Comparando os dias 24 e 25 de dezembro deste ano, com o mesmo período de 2012, a redução foi de quase 11%, caindo de 637 para 567 registros.
Mas essa mesma queda não se refletiu nas entradas por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Ao contrário, o número de pacientes acidentados aumentou 36,20%, passando de 58 para 79 neste ano. Os dados são do Serviço de Arquivo Médico Estatística (Same), do Hospital Geral de Roraima. Também teve aumento de entradas por atropelamento e de acidentes de bicicletas, conforme tabela abaixo.
As ocorrências por acidente de carro caíram de cinco para quatro, além de um atendimento por colisão entre veículos e dois atropelamentos. Os dados mostram ainda três ocorrências por acidente de trabalho, um caso de queimadura, duas pessoas vítimas de arma de fogo e uma de arma branca. Foram registrados ainda, 13 casos de agressão física.
Para o médico Júlio Menezes, coordenador da Unidade de Trauma do Pronto Socorro, o plantão natalino foi considerado movimentado. “Esse é um dos momentos mais movimentados do ano, nas unidades de trauma, por conta da ingestão em excesso de álcool e a imprudência no trânsito, por exemplo, a cidade se torna muito violenta em dias de festas, principalmente no trânsito, tanto por moto quanto veículos, acidentes que estão sempre relacionados ao consumo de bebida alcoólica e a imprudência, tendo em vista que a frota de veículos aumenta a cada dia”, complementou.
Foram registrados ainda casos de trauma como acidentes do tipo queda, tombo e casos de desmaios, infartos, AVC, alcoolismo em excesso.
ANO NOVO
Pensando nas comemorações das festas de Ano Novo, foi iniciado o planejamento das ações que poderão ser colocadas em prática para atender a demanda da melhor forma possível. “Teremos uma equipe composta por profissionais, com plantonistas diários, equipes de enfermagem e o quadro completo de médicos. Se for preciso, haverá reforço da equipe. No entanto esperamos que as pessoas tenham consciência, que não transformem as motos e os carros em armas e sim que estes sejam utilizados como meio de transporte, ou seja, se forem beber que não assumam a direção, e os que não tenham experiência, só assumam a direção depois de habilitados, para que o meio de transporte não se torne uma arma, contra a vida. Pois um acidente pode ser fatal dependendo da velocidade e da imprudência, ou seja, são erros que podem ser evitados”, finalizou Menezes.
PERÍODO ENTRE 24 E 25/12/2013
OCORRÊNCIAS NO PRONTO SOCORRO FRANCISCO ELESBÃO
2013
2012
Acidente de Trabalho
03
05
Queimaduras
01
03
Acidente de Trabalho
3
5
Queimaduras
1
3
Arma de Fogo
2
-
Acidente de Carro
4
5
Acidente de Bicicleta
5
4
Traumático
17
40
Arma Branca
1
12
Agressão Física
13
10
Outros
27
33
Acidente de Motocicleta
79
58
Colisão entre Veículos
1
6
Atropelamento
2
1
SUBTOTAL DO PS
159
185
Pronto Atendimento
408
452
TOTAL
567
637