Mais 22 mil vagas em RR em 2014
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) apresentou grande crescimento em Roraima desde 2011, ano de sua implantação no Estado. Nestes três anos 17.462 alunos foram atendidos com os cursos ofertados pelo Programa, sendo 80 alunos no ano de 2011, 7.255 em 2012 e 10.127 alunos em 2013.
O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal para potencializar a oferta de Educação Profissional nas redes de Educação técnica instaladas no País, além de ampliar a possibilidade de inserção no mercado de trabalho.
Os estudantes do Pronatec recebem bolsa de estudo que contempla vale-alimentação e transporte, além de material didático. Em Roraima, os cursos do Pronatec são ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
E ainda Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Entre os cursos técnicos ofertados estão: Análises Clínicas (1.200 horas), Desenho e Construção Civil (1.200 horas), Enfermagem (1.200 horas), Secretariado (800 horas), Informática em Análises de Sistema (1.200 horas) e Edificações (1.200 horas).
O programa também fortalece o Ensino Médio por meio da oferta concomitante de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No mês passado, o Ministro da Educação Aloizio Mercadante esteve em no Estado e participou da solenidade de formatura de 920 alunos do Pronatec.
Para a secretária Estadual de Educação e Desporto, Lenir Rodrigues, o crescimento da demanda de alunos na educação profissionalizante revela o avanço na formação técnica, além da oferta de mão de obra qualificada em curto espaço de tempo. “Além dos alunos, o mercado sai ganhando com profissionais mais preparados para a prestação de serviço”, reforçou.
NÚCLEOS
Neste ano, a rede estadual atendeu 525 estudantes do Ensino Médio Regular. Para fins de organização e melhor oferta do ensino, o atendimento das escolas foi dividido em quatro Núcleos.
Assim, o núcleo da Escola Francisca Élzika atende 175 alunos das Escolas Ana Libória e Mário David Andreazza com os cursos de Eletrotécnica, Análises Clínicas, Desenho Industrial e Enfermagem.
Já o Núcleo da Escola Senador Hélio Campos, atende 140 estudantes das Escolas Hélio Campos, Tancredo neves e Maria dos Prazeres Mota com os cursos de Análises Clínicas, Informática e Secretariado.
O Núcleo da Escola América Sarmento atende 70 alunos da mesma escola nos cursos de Informática e Edificações. E, o Núcleo da Escola Gonçalves Dias, também atende 140 alunos da mesma escola nos cursos de Análises Clínicas e Enfermagem.
Somente neste ano, foram ofertadas em todo no Estado, 10.127 vagas para cursos do Pronatec.
Meta para 2014
Para 2014, o chefe da Divisão de Ensino Médio e Profissional (DIEMP) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), Hervelto Amoras, disse que o número da oferta de vagas deve dobrar, chegando a 22 mil. Ele falou ainda sobre o formato do programa.
“O Pronatec possui um novo modelo de gestão que exige uma forma moderna de parceria. É um programa que atende a perspectiva da juventude na possibilidade de ingresso no mundo do trabalho ou em cursos superiores. E o Estado, por meio da SEED, vem cumprindo o seu papel social como indutor de política pública”, disse Herivelto.
No Brasil, o curso de Auxiliar Administrativo, na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC), é o mais procurado e registrou 75 mil matrículas. Em todo o país, a maior parte das matrículas do Pronatec é realizada por jovens com idades entre 15 e 29 anos. E as mulheres, são a maioria, com 66,2% do total de matrículas. Até 2014, o Pronatec irá ofertar em todo o Brasil, oito milhões de vagas.