12 produtores beneficiados
Mais 12 produtores da Cooperativa de Hortifrutigrangeiros (Coophorta) foram beneficiados pelo governo estadual com a Lei 215, de incentivos e isenções fiscais aos produtores agrícolas. O governador José de Anchieta fez a entrega dos certificados aos produtores neste sábado (21), na sede da Coophorta, no mercado Romeu Caldas.
A Lei foi criada para estimular o crescimento do setor agrícola estadual e beneficia todas as cooperativas e associações que tiverem seus planos aprovados junto a Frente Integrada de Desenvolvimento, o que os tornam aptos a participarem do projeto Integrado de Exploração Agropecuária e Agroindústria do Estado de Roraima. A lei beneficiará as classes produtoras até o exercício financeiro de 2018.
Para o presidente da Coophorta, Edemar Wottrich, a iniciativa do governo mostra a seriedade com que vem sendo tratado o setor agrícola no Estado. Ressalta que os benefícios da Lei proporcionam uma maior capacidade de produção, em particular, aos pequenos produtores, o que acaba refletindo no preço final dos produtos consumidos pelos roraimenses.
Wottrich também afirmou que o incentivo tem ajudado aos produtores associados ou cooperativados a conseguirem comercializar seus produtos com o Estado e municípios. “Em 2013, fornecemos merenda escolar para 64 escolas estaduais na capital. A meta para 2014 é atendermos toda rede estadual, na capital e a área rural, inclusive as escolas em áreas indígenas”.
O governador José de Anchieta destacou que a Lei é um importante instrumento para o fomento do desenvolvimento da agricultura em Roraima, pois os incentivos atingem as operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestação de serviços de Transporte e de Comunicação do ICMS em operações. “A atenção do governo ao setor produtivo é essencial para o fortalecimento do Estado. E os incentivos proporcionados pela Lei estimula a produção e, consequentemente, garante um volume maior na comercialização de produtos, o que vai refletir numa maior capacidade de arrecadação do Estado”.
Infraestrutura
Mas para o chefe do executivo estadual, o crescimento da produção agrícola depende de infraestrutura, como estrada e energia. Setores em que o Estado tem investido. São obras em andamento como a pavimentação da rodovia RR-206, que vem recebendo asfalto a partir da BR-401, até a Vila São Francisco. Um trecho 46,32 quilômetros. Também existem canteiros de obras na vicinal Tronco Paredão, continuidade da RR-205. A pavimentação se estenderá por uma extensão de 46 km. OI conhecido “Arco da Produção”, liga a cidade de alto Alegre à Mucajaí, passando pelas vilas Samaúma e Apiaú.
Sobre os investimentos em energia o governador afirmou que a está em andamento a recuperação da hidroelétrica de Jatapú que deve ter sua oferta de energia ampliada no próximo ano. “Serão mais duas turbinas novas de 2,5 megawatts e a recuperação das já existentes, passando a gerar 10 megawatts”, destacou.
A que atende a Lei 215?
- As operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestação de serviços de Transporte e de Comunicação do ICMS em operações;
- Internas e interestaduais, de importação e exportação, relativo à circulação de bens e mercadorias produzidas nas áreas incentivadas ou adquiridas para utilização e ampliação no processo de produção e industrialização;
- Aquisição de máquinas, utilitários e implementos agrícolas para instalação e operação de indústria e serviços de qualquer natureza, bem como de peças de reposição;
- Utilização de serviços de transporte vinculados às atividades do contribuinte às atividades do contribuinte beneficiário;
- Isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) aos veículos utilitários de propriedade das empresas beneficiárias, empregados em serviço de agropecuária e agroindustrialização.