Saúde interege com o interior
Rorainópolis é o primeiro município de Roraima a ser beneficiado com o Telessaúde Brasil Redes, um programa do Ministério da Saúde, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.
Segundo Alexandre Salomão, secretário estadual de Saúde, a proposta é atender todos os municípios de Roraima, e a implantação do núcleo em Rorainópolis é o primeiro passo. “O projeto de implantação foi iniciado em 2010, e após concluído o processo de aquisição de equipamentos, foi alcançada a aprovação do projeto de Roraima pelo Ministério. Será uma espécie de biblioteca virtual, um espaço de educação permanente onde o médico, no interior, terá a opinião de um profissional de saúde, da capital, e esta segunda opinião servirá como ferramenta de auxílio na elaboração do diagnóstico”, complementou.
Segundo Elinalda da Silva Oliveira, coordenadora estadual do Telessaúde/RR, a oficialização do Telessaúde em Roraima, foi realizada com uma videoconferência, entre os coordenadores do projeto em Boa Vista, Amazonas e Rorainópolis. “ Foi um trabalho complexo, que com a ajuda dos apoiadores do Amazonas foi concretizado, com êxito, no Estado de Roraima, e que agora servirá com um canal imediato de comunicação entre os profissionais de saúde, ou seja, o médico ao receber o paciente poderá, em caso de dúvidas, entrar em contato com o profissional na capital, através da plataforma Ambulatório Virtual, e receber as informações solicitadas em até 72 horas, e com isso apresentar um diagnóstico mais preciso ao paciente. Com isso, a maior parte dos problemas poderá ser resolvida na rede primária, já que em alguns casos, o paciente ao receber o atendimento médico tem de se deslocar até Boa Vista, e com o Ambulatório Virtual, essas remoções poderão ser evitadas, dependendo do quadro clínico.”, relatou.
Para Hortemar Lins, técnico de Telessaúde no Amazonas, o Telessaúde será também um espaço destinado a web conferências, com um serviço de comunicação e colaboração que promoverá encontros virtuais entre dois ou mais participantes, para a teleducação e segunda opinião informativa, além da troca de informações com gestores sobre o desempenho dos profissionais nas unidades de saúde, no interior.
Para ter acesso, os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos municípios, que receberão o projeto Telessaúde, deverão fazer o cadastro no Ambulatório Virtual, no portal do Telessaúde Brasil Redes, e preencher um formulário, específico de dados, para liberação de acesso.