Brasília - O senador Romero Jucá (PMDB-RR) subiu nesta quinta-feira ( 19 ) a tribuna do plenário para fazer um balanço sobre sua atuação como parlamentar em 2013. Jucá começou sua explanação lembrando que foi o relator do Orçamento de 2013, "considerado moderno, ágil, com mais recursos para a educação e saúde e investimentos sociais".
Dentre os trabalhos apresentados pelo senador, que foi considerado o sétimo parlamentar mais atuante em 2013 (em pesquisa realizada pelo Diap), Jucá destacou a instalação da Comissão de Reforma do Regimento Comum do Congresso Nacional, do qual é relator, para modernizar a documentação e a instalação para regulamentar todos os itens da Constituição que ainda não estão regulamentados. Além disso, Jucá destacou a apresentação de um projeto que exige mais segurança em boates, para evitar tragédias como a que ocorreu na boate Kiss em Santa Maria e a desoneração de produtos da cesta básica por meio de uma medida provisória.
O senador também agradeceu ao povo de Roraima. "Graças a Deus, a cada eleição de Senador, eu tenho tido mais votos. A cada eleição que disputo no meu Estado, sou o político mais votado: tenho mais votos do que o governador, do que o presidente da República. Então, em razão dessa confiança que o povo de Roraima deposita em mim, eu procuro, todos os dias da minha vida, trabalhar com muita autoridade, com muita responsabilidade, com muita determinação e com muita humildade também, recebendo críticas, recebendo sugestões", afirmou.
Comissão
A Comissão Mista de Regulamentação de Dispositivos Legais proposta pelo senador Jucá foi um dos destaques da atuação do senador este ano. Começando por assuntos polêmicos como as regras do trabalho doméstico, os trabalhos da comissão permearam assuntos como regionalização de conteúdo de rádio e tv, vacância de cargos no Executivo, terrorismo, lei do direito de greve do servidor público, verbas indenizatórias no salário dos servidores, leis de combate ao trabalho análogo ao escravo, entre outros.