Durante uma semana, os professores alfabetizadores que atuam no Programa Brasil Alfabetizado no Estado participarão de uma formação continuada. O evento será de 16 a 20 de dezembro no auditório do Hotel Uiramutã, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A formação é promovida pela Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e metodológicos sobre a alfabetização de jovens, adultos e idosos.
Participam da formação, cem alfabetizadores que atuam em 13 municípios do Estado (Cantá, Caracaraí, Mucajaí, São Luis do Anauá, Rorainópolis, Amajarí, Pacaraima, Uiramutã, Bonfim, Normandia, Caroebe, Alto Alegre e Boa Vista Rural).
A capacitação terá carga horária de 40 horas e será realizada mediante palestras, discussões, análises, dinâmicas e oficinas. Entre os temas que serão abordados no encontro estão: “Políticas Públicas da EJA”, “Métodos de Alfabetização de Adultos”.
E ainda “Leitura e discussão sobre o papel e perfil do alfabetizador de jovens e adultos”, “Diversidade afro-brasileiras e indígenas”, “Relações interpessoais na Educação de jovens, adultos e idosos”, entre outros.
“O encontro busca orientar os professores sobre o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos do programa para que se consiga resultados positivos, especialmente com relação às habilidades de leitura”, destacou Jucimar Vieira, chefe da DIEJA.
O PROGRAMA
O Programa Brasil Alfabetizado, realizado mediante uma parceria entre Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) e Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) tem o intuito de alfabetizar jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escola em idade apropriada.
Em Roraima, o programa acontece desde o ano de 2009 e durante estes quatro anos, 3.043 pessoas foram atendidas pelo Programa. Atualmente existem mais 2.883 alfabetizandos estudando nos 14 municípios do Estado. Somente neste ano de 2013, serão certificados 1.500 alfabetizandos.
São 174 turmas cadastradas, 39 coordenadores de turmas e 194 professores alfabetizadores atuando. Vale ressaltar que o programa funciona com professores voluntários da rede estadual e municipal.
Os docentes recebem uma bolsa auxílio para atuarem no Programa, pagas com recursos do Governo Federal (FNDE). Os valores variam de R$ 450 a R$ 750, conforme a Resolução n° 44 de 5 de setembro de 2012.