00:00:00

Urbanização

Obra de recapeamento já beneficiou mais de 100 quilômetros de ruas e avenidas.


100 km já asfaltados 
 
Mais de 100 quilômetros de ruas e avenidas da Capital já foram beneficiados pela obra de recapeamento de asfalto iniciada em janeiro deste ano, com previsão de término em fevereiro de 2014. Com isso, a obra alcançou mais de 50% da execução do total de 170 quilômetros a serem recapeados. Os serviços do terceiro lote foram concluídos e as empresas responsáveis pelos lotes um e dois estão trabalhando nos bairros Asa Branca, Cinturão Verde e Jardim Equatorial.
 
Executora dos trabalhos do lote um, que prevê o recapeamento de quase 70 quilômetros de ruas e avenidas, a CMT Engenharia já finalizou mais de 40% da obra. A empresa está com duas frentes de trabalho, uma no bairro Cinturão Verde e outra no bairro Asa Branca.      
 
Após paralisação durante o período chuvoso, a CMT reiniciou os serviços na segunda quinzena de setembro. A obra do primeiro lote beneficia com o recapeamento de asfalto ruas e avenidas de 20 bairros da Zona Oeste, região mais populosa da cidade, com mais de 250 mil habitantes, segundo o Censo demográfico de 2010.
 
Responsável pelo lote dois, a Construtora Ardo reiniciou os trabalhos nesta semana. De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), engenheiro Edílson Lima, apesar do atraso na retomada dos serviços, a empresa deve manter o cronograma inicial e terminar a obra até fevereiro do próximo ano.
 
“A construtora teve alguns problemas de ordem administrativa, foi notificada e retomou os trabalhos na última terça-feira. Os responsáveis pela empresa assumiram o compromisso de duplicar o quantitativo de máquinas e de funcionários trabalhando, para garantir o cumprimento do cronograma inicialmente estabelecido para a conclusão da obra”, explicou o diretor do DEIT.
 
O segundo lote contempla os serviços de recapeamento de quase 65 quilômetros de ruas e avenidas de 17 bairros, todos da Zona Oeste de Boa Vista. Quando paralisou os serviços, durante o período chuvoso, a empresa Ardo havia realizado 20% da obra e recomeçou nesta semana os trabalhos no bairro Jardim Equatorial.
 
O diretor do DEIT ressalta a importância dos serviços para os moradores da Capital. “O recapeamento proporciona conforto não apenas para os motoristas, mas para a população de um modo geral. A recuperação das vias urbanas tem reflexos na melhoria das condições de tráfego e de mobilidade e até da drenagem superficial das ruas”, afirma.
 
Ele explica que havia ruas cujo asfaltamento foi feito há dez anos e não tiveram serviços adicionais de recomposição do pavimento durante esse tempo. Com isso, o desgaste, sobretudo no centro da pista, que perde ao longo do tempo o formato de arco, acaba gerando formação de poças de água e até alagamento durante as chuvas. De acordo com o diretor do DEIT, a recomposição do asfalto com formato levemente arqueado e com declives nas laterais favorece o escoamento das águas para as sarjetas, funcionando como mecanismo de drenagem superficial e ajudando a minimizar esses problemas.     
 
Somados, os três lotes da obra de recapeamento das vias urbanas do município de Boa Vista têm investimentos de R$ 37 milhões, em recursos do Programa de Apoio aos Investimentos dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste).

Últimas Postagens